.png?w=730)
Pedro Heraldo Wajnman Lima, CEO da Acerto (Foto: LinkedIn)
A Acerto, fintech brasileira especializada em negociação de dívidas, implementou a solução da Datadog, plataforma norte-americana de monitoramento para aplicações em nuvem, em um projeto entregue pela Delfia, consultoria conhecida anteriormente como Econocom.
O projeto começou a ser executado em janeiro deste ano, com a instalação dos primeiros módulos da solução. Em março, a ferramenta ou a ser utilizada também nos ambientes de cibersegurança da empresa.
Antes disso, a Acerto necessitava de horas para identificar problemas em sua infraestrutura, por meio da checagem de diversos sistemas, incluindo conexões via arquivos e APIs com parceiros de negócios.
Um problema mais complexo poderia exigir dois ou três dias de análise da parte do time. Agora, entre a identificação precisa e a correção do problema, gasta-se, no máximo, duas horas.
“Com nosso alinhamento à disciplina da observabilidade, esse período baixou para um dia ou poucas horas. Tudo isso contribuiu para aumentar nossa produtividade. Houve 40% de redução do tempo dedicado a identificar problemas”, detalha Wilker Rodrigues Costa, gerente de privacidade e segurança da Acerto.
No que compete à saúde das APIs usadas pela fintech, a Acerto também vê mudanças positivas. Previamente era preciso usar diferentes ferramentas de monitoramento para ganhar uma visão sobre aplicações rodando em ambiente multi nuvem e sobre os bancos de dados.
“A implementação do Datadog permite, agora, uma ação imediata e assertiva pelo time de DevOps da empresa. Identificamos rapidamente, de forma preditiva, qualquer desvio do que seja o comportamento esperado. Isso nos ajuda a manter a consistência dos serviços de dados entre a Acerto e nossos parceiros”, detalha Osanam Giordane da Costa Júnior, especialista em DevOps da Acerto.
Com a nova solução, a fintech também pode determinar se uma API está sendo muito solicitada por motivos de negócios ou por ser alvo de um ataque.
Além disso, a companhia afirma ter conquistado uma visibilidade 360º de seus ambientes, tornando muito mais simples e intuitivo o o a todas as informações sem que seja necessário abrir mão de uma análise granular do contexto.
Desta forma, é possível enxergar todos os detalhes de eventos, com a facilidade de correlacioná-los para diferenciar o que é falha, o que é ataque e qual a causa raiz de cada evento.
O próximo o, já em construção, é relacionar as métricas geradas pelo Datadog com os resultados de negócios da Acerto. Esses KPI estratégicos devem ser usados para ajudar a planejar o crescimento da empresa.
Em atuação desde 2017, a Acerto tem clientes como Carrefour, Atacadão, Riachuelo e Havan.
Hoje, mais de 2 milhões de pessoas já equacionaram o pagamento de dívidas com a fintech por meio do portal B2C ou do App Acerto, em que o próprio consumidor define uma proposta de acordo com as suas necessidades e disponibilidade financeira.
Originada da Interadapt Solutions, empresa brasileira focada em práticas de ITSM e service desk fundada em 2002, a Delfia era conhecida como Econocom até o ano ado, quando suas operações brasileiras foram vendidas para Rodrigo Bocchi, CEO da companhia no Brasil há quatro anos.
A venda da operação brasileira é consequência de uma decisão da Econocom em 2020, quando a sa decidiu focar apenas em cinco territórios europeus: França, Itália, Bélgica, Reino Unido e Espanha.
Em 2022, a Delfia fechou o ano com um faturamento de R$ 175 milhões, alta de 45,83% em comparação com o ano anterior. Hoje, a empresa conta com 420 colaboradores e 170 clientes.