.png?w=730)
Cinthia Cavalcanti, diretora de desenvolvimento organizacional e TI do Grupo Aço Cearense (Foto: LinkedIn)
O Grupo Aço Cearense, empresa brasileira do ramo siderúrgico, adotou a solução de inteligência artificial SAP Data Intelligence, em um projeto conjunto com o Serasa, para criar um modelo mais assertivo em sua área de concessão de crédito, bem como estabelecer o score de seus clientes.
A ferramenta funciona como uma camada de orquestração de dados da Business Technology Platform (BTP), plataforma da multinacional que reúne dados e funções analíticas, inteligência artificial, desenvolvimento, automação e integração.
Através de aprendizado de máquina e IA, a solução transforma os dados em insights para auxiliar o usuário na tomada de decisões.
O objetivo do Grupo era ter maior confiabilidade, agilidade e segurança na análise de crédito, bem como alavancar a liberação de novas linhas para seus clientes.
Neste caso, o modelo criado faz sugestões de crédito por meio de uma base de dados de mais de 12 mil clientes ativos e 63 variáveis.
A análise considera o faturamento médio dos últimos 48 meses, o porte do cliente, valor da operação, mês e ano de maior exposição ao crédito, notas fiscais emitidas, média de pagamento dos últimos seis a 12 meses e valores em atraso.
Segundo a Aço Cearense, o sistema trouxe maior rapidez nas análises e destravou vendas que, de outra maneira, não aconteceriam. Agora, os clientes e o setor financeiro do grupo têm a informação sobre o novo limite de crédito em tempo real.
Adicionalmente, foi possível reduzir o risco para a companhia ao restringir o o de clientes com pendências.
No primeiro mês de utilização da plataforma, o grupo ajustou os limites de 1.520 clientes, cerca de 16% de sua base de usuários ativos, e liberou aproximadamente R$ 54 milhões em crédito, diante de um esforço 80% menor que o habitual.
“Movimentos que antes dependiam de trabalhos manuais são realizados com velocidade e acuracidade, fortalecendo também nosso time de crédito para ações mais estratégicas”, destaca Cinthia Cavalcanti, diretora de desenvolvimento organizacional e TI do Grupo Aço Cearense.
Há 43 anos no mercado, o Grupo Aço Cearense tem operações no Ceará, Pará e Tocantins. O conglomerado é formado pelas empresas Aço Cearense Comercial, Aço Cearense Industrial, Aço Cearense Logística, SINOBRAS e SINOBRAS Florestal.
A companhia totaliza uma capacidade produtiva de 1 milhão de toneladas ao ano, gerando mais de 4 mil empregos diretos e cerca de 40 mil indiretos.
A SAP é líder de mercado em software corporativo, com 87% das transações comerciais no mundo ando por algum de seus sistemas. Com 99 das 100 maiores empresas do mundo entre seus clientes, atende 25 setores do âmbito público e privado.
Hoje, a companhia conta com mais de 105 mil funcionários em 157 países e mais de 24 mil parceiros em todo mundo.
Criada em 1968, a Serasa uniu-se à Experian Company em 2007 e, hoje, responde on-line a 6 milhões de consultas por dia. A empresa atende a 500 mil clientes diretos e indiretos com serviços de informações para apoio na tomada de decisões.