
AkzoNobel implanta CSC com Totvs Consulting. Foto: divulgação.
A AkzoNobel, multinacional produtora de tintas e revestimentos e dona da marca Coral no Brasil, contratou a Totvs Consulting para implementar o seu Centro de Serviços Compartilhados (CSC) em São Paulo.
O objetivo com a implantação foi unificar as operações financeiras de suas nove unidades de negócios no Brasil. O CSC está localizado em Mauá, região metropolitana de São Paulo, conta com 80 colaboradores e entrou em operação em junho deste ano.
Segundo a AkzoNobel, a mudança se fez necessária para unificar as equipes de finanças, ampliar o uso racional de recursos financeiros e padronizar informações. De valor não divulgado, o projeto teve início em setembro de 2013 e levou cerca de nove meses até sua conclusão.
O projeto impactou direta e indiretamente cerca de 2,9 mil colaboradores de todas as áreas da empresa. No entanto, algumas delas obtiveram ainda mais benefícios, como as áreas de planejamento financeiro, contabilidade, impostos, contas a pagar e a receber e recursos humanos.
"A partir dessa iniciativa, os procedimentos aram a ser integrados, contribuindo para simplificar os processos e obter sinergias que antes não podiam ser aproveitadas em função da fragmentação", afirma Heder Frigo, CFO e diretor Brasil da AkzoNobel.
Conforme destacou o executivo, a adoção de um CSC pela AkzoNobel gerou ganho de escala nos trabalhos financeiros, aumentando a velocidade de resolução dos chamados e agilizou as rotinas da empresa.
Cerca de 70% delas aram a ser realizados pelo portal do CSC ao invés do telefone. No primeiro mês de operação, foram registrados mais de 11 mil chamados, 25% resolvidos no primeiro contato.
“A implantação de um CSC, originalmente focado na redução de custos, tem se transformado em uma excelente alternativa para ganhos de agilidade nos serviços que não fazem parte do core business de uma empresa, como os de departamento financeiro, contabilidade, suprimentos, folha de pagamento, entre outros", conta Denis Del Bianco, diretor da Totvs Consulting.
O mercado de CSC foi movimentado para a Totvs Consulting em 2014. No ano a empresa emplacou contratos com empresas como o grupo de educação Ser Educacional e a varejista fluminense Leader.
Além disso, a empresa iniciou operações em Brasília, de olho em alavancar o crescimento de projetos no setor público. A consultoria conta com importantes projetos no setor, entre eles a implantação de um CSC no governo de Minas Gerais.
A companhia tem uma equipe de 500 consultores alocados em escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Macaé, Belo Horizonte, Recife, Brasília, Buenos Aires, com clientes nacionais e na América Latina.
Mesmo com o potencial, o segmento de CSC ainda tem um longo caminho pela frente. Segundo dados divulgados pela própria Totvs, a maioria (52%) dos centro de serviços compartilhados no Brasil ainda não atingiram um grau de maturidade plena.
Nas regras da pesquisa, é considerado um CSC pleno aquele que apresente bem desenvolvidas características como segregação das atividades, independência na estrutura organizacional, processos redesenhados para operação remota, padronização de processos e sistemas, central de atendimento estruturada, processos para melhoria contínua, cultura e prestação de serviços.
O principal problema encontrado foi a questão do modelo de atendimento: 58% dessas empresas não atendem ao seu requisito mínimo.