
Ana Paula Rodrigues, vice-presidente de gente da Algar Telecom. Foto: Divulgação
A Algar Telecom, empresa de TI e Telecom do grupo Algar, criou um novo projeto focado em saúde mental para seus funcionários, atuando na prevenção de doenças como ansiedade, burnout e depressão.
Batizado de Projeto Farol, a iniciativa conta com encontros semanais ou quinzenais, nos quais especialistas avaliam o estado mental dos funcionários, com base em uma escala de um a cinco em cinco indicadores diferentes.
Na edição piloto, o projeto teve duração de quatro meses, com uma média de duas reuniões por mês, e contou com 12 participantes da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), alcançando cerca de 80% de engajamento dos funcionários.
Conforme Ana Paula Rodrigues, vice-presidente de gente da Algar Telecom, o objetivo do Projeto Farol é promover o bem-estar das pessoas e visa uma mudança comportamental, cognitiva e emocional.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada cinco pessoas que trabalham está sujeita a sofrer com algum problema de saúde mental.
“Com ações como essa, queremos alimentar tanto a sensação de acolhimento quanto de pertencimento, cooperando para que o trabalho seja mais prazeroso e para que exista um equilíbrio entre o pessoal e o profissional”, diz Rodrigues.
Com 68 anos de mercado, a Algar Telecom oferece internet por fibra óptica, celular, serviços de voz, dados, e TI, incluindo serviços de cloud e de segurança de redes, além de sistemas de gestão para pequenas empresas.
No total, são 1,3 milhão de clientes corporativos (B2B) e do varejo (B2C) com mais de 112 mil km de fibra óptica em 372 cidades de 16 estados e do Distrito Federal. São mais de 4,5 mil colaboradores, sendo 1,4 mil da força de vendas.