CORTES

Amazon começa demissão em massa 1f2q2m

Gigante de varejo vai demitir cerca de 10 mil funcionários, 3% da sua equipe. 1q2k57

17 de novembro de 2022 - 12:25
Ainda não há informações se os cortes afetam as operações da companhia no Brasil. Foto: Divulgação

Ainda não há informações se os cortes afetam as operações da companhia no Brasil. Foto: Divulgação

A Amazon começou a demitir funcionários, em um corte de equipe que deve atingir cerca de 10 mil funcionários, cerca de 3% de sua força de trabalho.

É o que revela o site TechCrunch, apontando que essa é a maior redução de funcionários já realizada pela companhia em sua história.

Os cortes serão feitos nas áreas de dispositivos, recursos de varejo e humanos e serviço de jogos em nuvem, a Luna, uma plataforma de streaming de jogos eletrônicos da empresa. 

Segundo a porta-voz da Amazon, Kelly Nantel, as demissões fazem parte do processo anual de revisão do planejamento operacional da empresa, que analisa seus negócios e o que deve ser mudado.

"À medida que amos por isso, dado o atual ambiente macroeconômico (bem como vários anos de contratações rápidas), algumas equipes estão fazendo ajustes, o que em alguns casos significa que certas funções não são mais necessárias”, disse Nantel ao TechCrunch.

Conforme o New York Times, em setembro, a Amazon congelou contratações de equipes menores, e, há duas semanas, a medida ou a valer para toda empresa. 

Ainda não há informações se os cortes afetam as operações da companhia no Brasil. 

Recentemente, outras grandes empresas aram a fazer demissões em massa. Na última quarta-feira, 9, a Meta, dona do Facebook, WhatsApp e Instagram, demitiu mais de 11 mil funcionários — o maior corte da sua história, reduzindo seu quadro de trabalhadores em 13%.

Outro caso foi o Twitter, recém comprado por Elon Musk, que começou a fazer cortes na companhia — podendo chegar a mais de 50% dos 7,5 mil funcionários da empresa. 

Apesar das preocupações econômicas, a Amazon tem crescido cada vez mais. Em 2021, a companhia teve um lucro líquido de US$ 33,36 bilhões (cerca de R$ 178,46 bilhões), um aumento de 56,4%. 

Leia mais 6z23s

TESOURADA

Zenvia demite 118 692u4n

Há 926 dias
CORTE

Facebook demite 11 mil 4mb4x

Há 928 dias
ARALHO

Musk começa demissões em massa no Twitter 722hw

Há 933 dias
EDTECH

Gama Academy demite 40% 233w5n

CUSTOS

Twilio demite 11% 4j1yu

MAIS UMA

Warren faz cortes na área de tecnologia 5476x