
Paschoal Naddeo, sócio do Busca.Legal. Foto: Divulgação.
A Busca.Legal, plataforma que busca facilitar o processo de classificação fiscal, criou um chatbot para a área tributária com a plataforma IBM Watson.
O Busca.Legal Tax One (T1) fornece em sua plataforma online toda a tributação (ICMS, ICMS-ST, IPI, PIS e COFINS) dos produtos, incluindo o CEST, CST, alíquota, MVA, Pauta e benefícios fiscais em qualquer estado do Brasil, informado ainda a base legal.
O banco de dados de tributação utilizado no T1 é fornecido pela Systax e contempla mais de 2 milhões de produtos.
A ferramenta ainda permite uma escolha do nicho do mercado, podendo ser indústria, atacado ou varejo.
De acordo com a empresa, sem o T1, para descobrir a tributação de determinado produto, é gasto em torno de uma hora. Com o chatbot, o usuário precisa digitar a dúvida no campo de pergunta para ter a resposta fornecida em segundos pelo software.
“Sem o chatbot, uma pesquisa vasta teria de ser feita para encontrar as respostas. Com o T1 você não faz a pesquisa, não perde tempo, não demora, pois ele já traz uma resposta à sua pergunta. Então essa é a grande revolução, ele é o primeiro chatbot de tributação do produto. Ganha-se no tempo e na precisão da informação”, conta Paschoal Naddeo, sócio do Busca.Legal.
Fábio Rodrigues, sócio da Busca.Legal e diretor da Systax, destaca que o chatbot proporciona ao profissional mais tempo para se dedicar na análise.
“Os profissionais acabam não tendo tempo para analisar os resultados obtidos com as pesquisas que são feitas. Às vezes, não têm tempo nem para realizar essas pesquisas. O T1 faz o trabalho moroso e o profissional faz a análise. Dessa forma, os serviços repetitivos am a ser automatizados, otimizando o trabalho em quase 100%”, conclui.
Em 2017, a Busca.Legal venceu o desafio Watson Build, promovido pela IBM. Esse foi o primeiro desafio cognitivo da IBM projetado exclusivamente para parceiros comerciais. Na primeira fase, a empresa recebeu mais de 1,3 mil parceiros inscritos de sete regiões do mundo.