
Pelo aplicativo, as gestantes fazem um registro da evolução da gravidez. Foto: Pexels
Campina Grande, segunda maior cidade da Paraíba, lançou o projeto Saúde Inteligente Móvel nesta quarta-feira, 23, para aumentar o o ao pré-natal a gestantes da cidade por meio de um aplicativo.
Realizado pela Qualcomm, empresa de produtos e serviços de telecomunicações digitais sem fio, pela prefeitura da cidade e pela MTM Tecnologia, especializada em mobilidade dos fluxos de trabalho, o projeto utiliza um app disponível em Android e IOS para ajudar na redução de internações de mulheres com gestações de alto risco.
Segundo o Mobile Time, a Qualcomm será responsável pela mineração de dados e análise de tendências, com resultados sendo disponibilizados para a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria de Ciência e Tecnologia de Campina Grande.
Pelo aplicativo, as gestantes recebem mensagens, preenchem formulários de acompanhamento e têm o a materiais educativos, fazendo um registro da evolução da gravidez.
Nele, a equipe do projeto registra observações e a o histórico dos pacientes, notificando a equipe médica quando há algum alerta de saúde.
Assim, os dados são coletados e analisados por profissionais de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) através da plataforma SIM Maternidade, onde é gerado relatórios e monitorado a saúde das grávidas.
Atualmente, a plataforma participa de um estudo clínico para avaliar o benefício do uso de tecnologia móvel para a saúde materna.
Campina Grande é considerada um dos principais polos industriais da Região Nordeste, sendo a segunda cidade mais populosa da Paraíba, com cerca de 413,8 mil pessoas, segundo estimativas do IBGE para o ano de 2021.
Fundada em 1985, a Qualcomm tem sede em San Diego, nos Estados Unidos, e possui mais de 43 mil funcionários listados em seu LinkedIn, atuando em mais de dez países.
Já a MTM Tecnologia foi fundada em 2006 e tem clientes como Hospitais Albert Einstein, Embasa, Grupo Fleury, Sírio Libanês e a divisão norte-americana da Carestream.