
Mensagem foi disparada na sexta. Foto: Reprodução
Usuários do Paraná Inteligência Artificial (PIÁ), um chatbot usado pelo governo paranense, receberam uma mensagem de SMS com um texto com apoio ao presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL).
As mensagens, recebidas no fim da noite de sexta-feira, 23, também fazem ameaça ao Supremo Tribunal Federal (STF):
“Vai dar Bolsonaro no primeiro turno! Senao, vamos a rua para protestar! Vamos invadir o congresso e o STF! Presidente Bolsonaro conta com todos nos!!"”, afirma o texto, que não é exatamente um primor de domínio da língua.
Segundo foi revelado até agora, a mensagem foi disparada pela plataforma da Algar Telecom, que opera o envio de mensagens do PIÁ.
O governo do Paraná disse que o disparo veio do sistema da Algar, fato que foi confirmado pela empresa.
A Algar afirmou ter detectado “um o indevido à plataforma, com um IP que não pertence à operadora”.
A empresa informou, também, que bloqueou a conta responsável pelos disparos e que "analisa o caso internamente, além de colaborar com a apuração dos fatos".
O governo não detalhou quantos usuários receberam as mensagens e disse em nota que repudia "qualquer tentativa de uso político ou manifestação antidemocrática".
O atual governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), é apoiador do presidente Jair Bolsonaro, e aparece na frente nas pesquisas, com chance de ganhar ainda no primeiro turno.
Lançado em 2018, o PIÁ oferece serviços de órgãos estaduais aos moradores. Por ele, por exemplo, é possível consultar a pontuação na CNH, faturas de água e energia elétrica e agendar atendimento em diversos órgãos públicos.
A aplicação é desenvolvida pela Celepar, estatal de tecnologia do Paraná. Os disparos dos SMS são feitos pela Algar, uma das maiores operadoras de telecomunicações do país.
O contrato entre as partes tem valor superior a R$ 4 milhões e prevê pagamento de R$ 0,0412 por SMS. A validade é agosto de 2024.