
Chris Yeh. Foto: Divulgação
Chris Yeh, um dos autores do livro “Blitzscaling”, um best seller entre empreendedores, será a grande atração do Startup Summit Florianópolis 2022, que acontece em Florianópolis nos dias 4 e 5 de agosto.
Junto com Reid Hoffman, cofundador do LinkedIn, Yeh desenvolveu um método de crescimento exponencial que é seguido por empresas de alta tecnologia como Amazon, Alibaba e Airbnb.
“O Blitzscaling é leitura obrigatória para quem deseja transformar seus negócios em escaláveis e crescer rapidamente. Por isso, faz sentido que ele venha a Florianópolis inspirar novos empreendedores de um dos maiores ecossistemas de tecnologia do país", afirma Alexandre Souza, gestor do projeto Startup SC, do Sebrae Santa Catarina e coordenador do Startup Summit.
Uma promoção do Sebrae-SC em parceria com a associação de tecnologia Acate, o evento já confirmou 90 palestrantes, incluindo CEOs de unicórnios como Florian Hagenbuch (Loft), João Del Valle (Eban), Mônica Hauck (Sólides) e Marcelo Lombardo (Omie).
Em paralelo, acontece uma feira com 50 expositores e 120 startups.
Essa é a quinta edição do Startup Summit, de volta ao modo presencial depois de dois anos de formatos digitais devido à pandemia do coronavírus. Em 2019, a segunda edição, que ocorreu de forma totalmente presencial, reuniu em dois dias mais de 4 mil pessoas.
O Startup Summit está retornando em um novo cenário de eventos focados no público de startups e investidores. O que não falta agora são eventos com “summit” no nome.
No Rio Grande do Sul, que já tinha há alguns anos o Gramado Summit, aconteceu recentemente em Porto Alegre o South Summit, uma edição local de um evento espanhol, que acabou atraindo 20 mil participantes de 50 países, com 500 palestrantes.
O Rio de Janeiro fez a maior aposta de todas nesse sentido, fechando a vinda para maio do ano que vem do Web Summit, um dos maiores eventos do cenário global de inovação.
O pacote fechado é de seis eventos. A organização quer começar com 35 mil participantes já no primeiro ano, chegando até 70 mil no último ano.
Contra o agito das demais cidades, Florianópolis tem a seu favor o fato de ter uma densidade bem maior do setor tecnológico que Porto Alegre ou o Rio de Janeiro (na verdade, do que qualquer outra cidade no país).
A grande Florianópolis reúne 5,8 mil empresas de tecnologia e emprega mais de 31,4 mil colaboradores, o que torna a região líder em densidade de startups por habitantes do país.
“Florianópolis e Santa Catarina consolidaram-se como um dos ecossistemas de inovação mais maduros e completos do país nos últimos anos, e eventos como o Startup Summit contribuem diretamente para reforçar nossa posição", destaca Iomani Engelmann, presidente da Acate.