NUVEM

Claranet compra CredibiliT 5i3k13

15 de dezembro de 2016 - 15:55
Todo mundo quer uma nuvem para chamar de sua. Foto: flickr.com/photos/blondinrikard/

Todo mundo quer uma nuvem para chamar de sua. Foto: flickr.com/photos/blondinrikard/

A Claranet, multinacional inglesa de serviços gerenciados com forte presença na Europa, entrou no mercado brasileiro com a compra da paulista CredibiliT, especializada em tecnologia de nuvem.

Essa é a primeira compra da empresa fora da Europa.

Fundada em 2009, a CredibiliT é uma das duas empresas no Brasil a ter status de premier consulting partner da Amazon Web Services (a outra é a Dedalus) e também trabalha com Azure. 

A empresa atende 100 clientes, incluindo nomes como Pepsico, Webmotors, Smiles, Editora Abril e TV Globo e fatura na faixa dos R$ 30 milhões.

Já a Clarent é uma empresa bem maior, com faturamento de € 250 milhões, 1.250 colaboradores e 5,8 mil clientes atendidos por 18 escritórios espalhados no Reino Unido, França, Alemanha, Espanha, Portugal e Holanda. 

A empresa tem 35 data centers na Europa e está listada como um dos líderes no continente do Quadrante Mágico do Gartner para gerenciamento de hosting de nuvem híbridas, um pouco atrás da British Telecom, Interoute e Rackspace.

(Players mais conhecidos no Brasil, como IBM e Verizon ficam no quadrante dos desafiadores). 

“Esta aquisição oferece-nos a oportunidade de ser o líder no fornecimento de serviços na nuvem no Brasil. Vamos criar um concorrente mais forte no mercado brasileiro e estabelecer novas possibilidades de crescimento”, afirma Charles Nasser, fundador e CEO da Claranet.

Daniel Galante (CEO) e André Guerra (CFO), ambos fundadores da CredibiliT, vão se manter na empresa como executivos sênior da Claranet no Brasil. Galante foi consultor da NT-UX por 10 anos antes de abrir a CredibiliT.

“Fazer parte de um grande grupo com foco similar nos permite ser mais fortes, ter escala, visibilidade, o a mais clientes e oportunidades, além de alta capacidade de investimento”, afirma Galante.

Outro fator é que a CredibiliT se protege em meio a um mercado cada vez mais competitivo, no qual existe uma verdadeira corrida dos players mais tradicionais de hospedagem por companhias novas que atuem no modelo “cloud broker”.

Este é o quarto negócio nesse sentido que o Baguete divulga no que vai de ano. Ainda em novembro, a Algar Tech, empresa de de TI e BPO do grupo brasileiro Algar, fechou um acordo com a startup pernambucana Ustore para a criação de um portal multi-nuvem e uma “solução disruptiva” de cloud computing.

Em abril, a UOLDiveo adquiriu a Dualtec foi uma das primeiras empresas no Brasil a se posicionar como uma “cloud broker” e uma referência em OpenStack. Dias depois, a Tivit fez um movimento igual, comprando a startup mineira One Cloud.

Leia mais 6z23s

CLOUD BROKER

Dedalus Prime é LSP da Microsoft 2a1a6y

Há 3363 dias
ONE CLOUD

Tivit compra startup de cloud broker 6673r

Há 3328 dias
CLOUD BROKER

UOL Diveo compra Dualtec z6rl

Há 3327 dias
NUVEM

IBM mira mercado de cloud brokerage 6o6g5a

PROJEÇÃO

Alibaba será maior rival da AWS 1v5318

PORTO ALEGRE

Case Amazon da Gerdau em evento t391a

NSX

UOL Diveo oferece DR como serviço 275f47

HÍBRIDOS

VMware e AWS juntas na nuvem 3a5c5y

SEGURANÇA

Shadow IT: o CIO que diz sim 2oq3o

TENDÊNCIA

Por que não optar apenas por uma nuvem 1p5r44

ACORDO

Algar: multi-nuvem com Ustore 1e3oy

DATA WAREHOUSE

AWS oferece Redshift para São Paulo 7311n

ESTRATÉGIA

Tivit separa TI e BPO 5pxd