
Armazéns da Cooxupé. Foto: Divulgação.
A Cooperativa Regional dos Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé) contratou a Ninecon, integradora de tecnologia com sede em Barueri, São Paulo, para realizar o update do ERP Oracle E-Business Suite para a versão 12.2.10.
A companhia usava a versão 12.1.3 do EBS, lançada pela Oracle ainda em 2010.
A atualização tinha o objetivo de melhorar a sinergia dos processos internos da Cooxupé e gerar mais valor na cadeia operacional.
A versão atualizada da solução trouxe novos recursos, como um novo conjunto de patches consolidado para o conjunto; inovação funcional; atualizações estatutárias e regulatórias; modernização da interface do usuário e maior eficiência operacional.
Além disso, a nova versão traz aprimoramentos para maior estabilidade, desempenho e segurança.
Segundo a integradora, os principais desafios no projeto foram a travessia por três Conference Room Pilot (CRPs), de desenvolvimento, homologação e qualidade, e o alto número de customizações para alinhar a tecnologia ao ramo de negócios da empresa.
A implantação, então, levou 10 meses para ser feita e o go live aconteceu em 16 de outubro.
Composta por 48 unidades de negócios, a Cooxupé possui mais de 18 mil cooperados e recebe café produzido em mais de 300 municípios de sua área de atuação: no Sul de Minas, Cerrado Mineiro, Matas de Minas e Vale do Rio Pardo, em São Paulo.
Criada em 2004 por executivos oriundos da Oracle Consulting Services, a Ninecon possui matriz em Barueri, São Paulo, e filiais no Rio de Janeiro e Porto Alegre, além de uma t venture na Alemanha. A empresa conta com 350 funcionários e mais de 400 clientes ativos.
Entre eles, estão Azul Linhas Aéreas, Bimbo do Brasil, CVC, Essilor, Frísia Cooperativa Agroindustrial, Fundação Getúlio Vargas, Grupo Algar, Furukawa Elvetricer, Odontoprev, PPG do Brasil, TechnipFMC, Starrett e Yamaha Brasil.
Em 2022, faturou R$ 120 milhões, alta de 15% em relação ao ano anterior.