
Fluig simplificou comunicação entre obras e sede. Foto: flickr.com/mustha.
A Direcional Engenharia, construtora e incorporadora llistada na BM&F Bovespa, contratou a Totvs Consulting para estruturar a empresa conforme as exigências do Sped Social e redesenhar todos os processos relacionados à área de Recursos Humanos.
O objetivo era atender à legislação do governo federal e, ao mesmo tempo, reduzir custos e ganhar eficiência.
Com sede em Belo Horizonte, a companhia possui mais de 14 mil funcionários distribuídos em doze estados do Brasil e em mais de 70 obras simultâneas.
No primeiro trimestre, a Direcional registrou uma receita liquida de R$ 397 milhões e um lucro líquido de R$ 46 milhões.
O número de colaboradores e a amplitude geográfica da Direcional Engenharia tornam a adequação ao eSocial ainda mais complexa, uma vez que a regulamentação exige que as empresas informem, com agilidade, todas as mudanças relacionadas ao RH, como contratação, demissão e realocação de profissionais.
Como as informações da construtora estão espalhadas pelo país, a companhia optou por implementar um sistema de comunicação mais eficiente entre as obras e a sede e adotou o Fluig, plataforma de gestão de documentos, processos e identidades da Totvs.
A ferramenta permite o fluxo eletrônico de documentos e workflows, gestão dos prazos de execução das atividades e entrada de dados automática no ERP da empresa, agilizando os processos e reduzindo os riscos de inconsistência de dados.
“A adequação ao eSocial, por meio da implementação do Fluig e o redesenho dos processos, vai transformar o RH em uma área mais estratégica, com procedimentos mais claros e padronizados”, afirma Alexandre Sena, gerente istrativo e de RH da Direcional Engenharia.
A Direcional optou por utilizar o modelo de prestação de serviços por meio de um Centro de Serviços Compartilhados (CSC).
“O modelo de CSC com a centralização das informações permite padronizar processos, confere assertividade aos dados e agilidade para a tomada de decisões”, afirma Charles Hagler, diretor de desempenho empresarial da Totvs Consulting.
O encerramento do projeto está previsto para daqui a dois meses. No entanto, já é possível mensurar alguns resultados.
Foram estabelecidos indicadores de desempenho dos processos e firmado um acordo de prestação de serviços às obras, permitindo melhor gestão dos resultados da área.
A adoção do Fluig permitiu ainda simplificar o processo de comunicação entre as obras e a sede. Os funcionários podem enviar pedidos e formulários por meio do sistema, reduzindo o tempo de respostas às solicitações.
Além disso, inúmeros outros procedimentos aram a ser realizados apenas uma única vez.
“amos a processar o Vale Transporte de todos os funcionários na sede da empresa, independentemente de onde eles estiverem alocados. Essa mudança permitiu negociarmos com uma única companhia ao invés de trabalhar com inúmeros fornecedores espalhados pelo Brasil, reduzindo drasticamente o gasto com transporte”, exemplifica Sena.
A empresa estima que a redução de custo com as modificações compense, em poucos meses, o investimento realizado em consultoria e em sistema.