DATA CENTER

Elea compra transformadores da WEG 1c4m33

Equipamentos vão alimentar site de alta tensão, de 50 MW, localizado em São Paulo. m4a3s

16 de janeiro de 2025 - 17:10
Alessandro Lombardi, presidente da Elea Data Centers. Foto: divulgação.

Alessandro Lombardi, presidente da Elea Data Centers. Foto: divulgação.

A Elea Data Centers, uma das maiores empresas de data centers do país, comprou transformadores da WEG, multinacional catarinense que é uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo, para alimentar o seu site de alta tensão, de 50 MW, localizado em São Paulo.

Fabricados nas instalações da WEG em Gravataí, no Rio Grande do Sul, os equipamentos serão entregues em meados de 2025. 

Na prática, os transformadores fornecem energia ininterrupta para equipamentos de IA de alta demanda. Os equipamentos regulam a tensão, aumentando ou diminuindo conforme os requisitos energéticos.

“Como o único provedor de colocation com capital majoritariamente brasileiro, consideramos essencial adquirir transformadores brasileiros, apoiando assim a indústria nacional e fortalecendo o setor latino-americano”, afirma Alessandro Lombardi, presidente da Elea Data Centers.

Além disso, a Elea fechou um acordo com a Vertiv, fornecedora global de soluções para infraestrutura digital crítica e continuidade, para aquisição de unidades de distribuição de resfriamento para aplicações de IA em suas instalações em São Paulo.

As aquisições fazem parte da primeira fase do plano de expansão da companhia, anunciado ainda em julho com investimentos de US$ 300 milhões.

O plano compreende a aquisição de dois data centers situados na Grande São Paulo, nas regiões de São Bernardo do Campo (SPO2) e Barueri (SPO3). Com eles, a empresa deve acrescentar mais de 100MW de capacidade de energia ao seu portfólio.

Criada em 2018 pela Piemonte Holding, a Elea tem sede na capital carioca e conta com nove data centers distribuídos em cinco das principais metrópoles do país. São dois sites em Porto Alegre, dois em Brasília, três em São Paulo, um em Curitiba e um no Rio de Janeiro.

Fundada em 1961, a WEG fabrica e comercializa máquinas elétricas, automação e tintas para diversos setores, incluindo infraestrutura, siderurgia, papel e celulose, petróleo e gás, mineração, entre outros.

Com operações industriais em 17 países e presença comercial em mais de 135, a companhia possui mais de 45 mil colaboradores. Sua receita líquida atingiu R$ 32,5 bilhões em 2023, com 52,9% proveniente do mercado externo.

Criada em 2016, a americana Vertiv está listada na NYSE, conta com cerca de 20 mil funcionários e faz negócios em mais de 130 países.

A presença da empresa na América Latina inclui escritórios de vendas e de serviços no México, Colômbia, Peru, Brasil e Chile, bem como instalações fabris e centros de engenharia no México.

Leia mais 6z23s

CONEXÃO

RNP: colocation com Elea Data Centers 6f3j6z

Há 132 dias
BINÓCULOS

Cliente VMware procura alternativas 155t49

Há 135 dias
PEÇAS

Rimini Street anuncia Console Rimini Connect 5g1h60

Há 172 dias
DESENVOLVIMENTO

Como a SAP está se preparando para a reforma tributária? 364g20

APOSTA

SAP monta canal forte para Grow 15z6g

PONTOS

Endpoint é problema de todo mundo 4i3y5g