.png?w=730)
Foto: Divulgação
A Kukac, mineira que utiliza IA para desenvolver soluções personalizadas para o mercado B2B, recebeu um aporte de Luiz Nacif e Renato Castro, respectivamente o fundador e o ex-CEO da Microcity, um dos maiores players de locação de equipamentos de TI do Brasil.
O valor e os termos da transação não foram revelados pelas partes.
Fundada em 1988 em Belo Horizonte, a Kukac conta com duas soluções em seu portfólio: a Speck, com foco em educação e empresas, e a Neural Search, plataforma de busca semântica em textos.
A companhia também desenvolve soluções para clientes e oferece serviços de consultoria. Hoje, atende nomes como Cemig, Cisco, Copasa, Dom Helder, Emater, Mercantil do Brasil, RKM, Abrasel e ArcelorMittal.
Agora, o foco do investimento será fortalecer a robustez da Speck, com a implementação de recursos inéditos previstos para 2025.
Para impulsionar o crescimento, Leonardo Bastos, que liderou o time comercial da Microcity por seis anos, se junta à equipe da Kukac.
OS INVESTIDORES
Nacif fundou a Microcity em 1980, chegando a um faturamento de R$ 140 milhões em 2020. Castro entrou na empresa em 2010 como diretor de finanças, assumindo a posição de CEO entre 2019 e 2022.
Foi nesse período que Castro conduziu a venda da companhia para a Agasus, uma das maiores concorrentes no segmento. Em 2023, a empresa mudou o nome para Voke e o executivo deixou um cargo de diretoria que ainda mantinha no negócio.
Desde então, Castro se tornou um investidor ativo e hoje senta no conselho de startups como a Chatbank, uma fintech de Atibaia, e é conselheiro da Pulsar Invest, uma consultoria de M&A paulista.
Nacif tem tido uma atuação mais discreta, ou pelo menos é o que se deduz da leitura do seu perfil no LinkedIn. Além do investimento na Coploy, tem se dedicado a participar do Rally dos Sertões e outras competições off-road como piloto.