
Vicente Alencar, Julio Viana e Pedro de Cicco, cofundadores da Plaza (Foto: Divulgação)
A Plaza, proptech de inteligência artificial para o mercado imobiliário, captou uma rodada pré-seed avaliada em R$ 5,5 milhões e liderada pela Magma Partners, fundo de investimento focado em startups em estágio inicial na América Latina.
Participaram também da captação a Latitud, de Brian Requarth, fundador do VivaReal, e a Urca Angels.
O aporte atraiu também diversos investidores-anjos influentes no setor imobiliário, incluindo Ernani Assis (ex-VP do Grupo ZAP), Renato Zimmermann (fundador da Zimmermann Imóveis), Stefano Zangari (CEO da Zangari Netimóveis) e Leandro Abreu (investidor-anjo do QuintoAndar).
Do ramo de tecnologia, participaram Anaterra Oliveira (CIO da Dasa) e Roberto Amud (Sócio e VP da Dock).
Fundada em 2023 em São Paulo, a Plaza cria assistentes de inteligência artificial que ajudam corretores e imobiliárias a prestar seus serviços com maior rapidez e eficiência.
A empresa afirma que, com sua solução, 70% dos leads solicitam visitas graças a interações com tempo de resposta de 15 segundos da assistente. Desde a criação da startup, a tecnologia já atendeu 30 mil leads.
Seu portfólio conta com nomes como Imobiliária Avenida, Zelo Imóveis, Lopes Condessa, SP Brokers, CAF Imobiliárias e NovoLar.
A startup prevê ainda o lançamento de soluções financeiras que trazem uma melhor proteção ao pagamento de aluguéis para proprietários, eliminando a necessidade de fiador.
Já para os inquilinos, a Plaza pretende facilitar o processo com menos burocracia e benefícios exclusivos.
De acordo com Julio Viana, CEO e cofundador da Plaza, os recursos do aporte serão direcionados ao desenvolvimento com foco na construção da equipe, validação do produto e lançamento comercial da solução.
A expectativa da empresa é expandir significativamente sua carteira de clientes, especialmente nas regiões Sul e Sudeste, aumentando em dez vezes o número de parceiros até o final de 2025.
“Criamos a Plaza para fazer com que o mercado imobiliário seja tão eficiente quanto o mercado financeiro. Enquanto você abre uma conta em um banco em alguns cliques, alugar ou comprar um imóvel ainda é uma experiência muito burocrática e demorada. Acreditamos que alugar ou comprar um imóvel deve ser uma experiência rápida e sem trâmites longos e complexos”, afirma o CEO.