SERVIDORES

Expresso Jundiaí: expansão com HP 195kl

Em projeto iniciado e finalizado no segundo semestre de 2014, empresa adotou servidores HP 3PAR. 4m3p5

13 de outubro de 2015 - 16:52
Expresso Jundiaí adota 3PAR da HP. Foto: divulgação.

Expresso Jundiaí adota 3PAR da HP. Foto: divulgação.

O Expresso Jundiaí, empresa de transporte que integra o Grupo Femsa, adotou a solução de armazenamento 3PAR, da HP, para aumentar a capacidade e flexibilidade de sua estrutura de TI frente ao crescimento de sua demanda.

Fundada em 1959 e uma das dez maiores empresas de transporte de carga fracionada do Brasil, a companhia possui mais de 40 unidades de negócios e bases operacionais no país, com um total de 300 mil metros quadrados de área em pátios, terminais e armazéns.

Em um projeto iniciado e finalizado no segundo semestre de 2014, a empresa colocou no ar servidores 3PAR StoreServ, ligados à HP Network, com recursos de provisionamento automatizado, desduplicação acelerada por hardware e desempenho otimizado por flash com latência inferior a 1ms.

Conforme explica Ariovaldo Branco, gerente de TI da Expresso Jundiaí, quatro meses após a contratação da plataforma a companhia já tinha a solução rodando e pronta para ser utilizada.

"Demoramos esse tempo porque existiu um processo de instalação, configuração e migração de toda a nossa informação para o 3PAR. Além disso, aproveitamos o storage antigo para ambientes menos críticos, assim também tivemos que fazer a migração desses dados", completa Branco.

De acordo com o gerente, com o 3PAR implementado há cerca de seis meses o Expresso Jundiaí já conta com maior espaço para a criação de novos ambientes e uma melhor compressão dos dados, gerando um redimensionamento melhor.

“O próximo o do processo seria investir em novos servidores blade, porém percebemos durante a instalação que, na realidade, o próximo o é continuar a investir em storage. A demanda por informação e a necessidade por novos ambientes fazem com que repensemos o projeto”, finaliza o executivo.

Atualmente, todo o ambiente de TI do Expresso Jundiaí roda em uma infraestrutura HP, composta por servidores, redes e storage da companhia.

De acordo com a distribuidora, a adoção da tecnologia partiu da necessidade de escalar sua capacidade em períodos de pico, como final do ano, datas festivas e fechamento dos meses.

"Constantemente recebemos novos projetos e precisamos de sistemas que atendam a essa demanda, muitas vezes imediata”, afirma Branco.

Entre estes investimentos de expansão, recentemente a companhia anunciou a inauguração de oito novas unidades, seis já em operação e duas com previsão para o segundo semestre de 2015.

Além disso, a empresa ampliou sua frota de veículos. Nos últimos 18 meses, foram adquiridos aproximadamente 200 veículos de grande e médio porte, maior investimento da história da companhia.

O Expresso Jundiaí possui uma frota de mais 700 veículos, atendendo a cerca de 600 rotas, em um total de 200 mil entregas por mês. Além de atender a Femsa, maior distribuidora de produtos Coca-Cola no país, a companhia fornece serviços para outros clientes, totalizando cerca de 1,8 mil colaboradores.

Leia mais 6z23s

PC

HP mira 50% do share do Windows 10 e2a5p

Há 3521 dias
COLABORAÇÃO

Coworking, um novo tipo de trabalho 44u

Há 3520 dias
ESTRATÉGIA

HP: uma injeção de adrenalina no PC 1t1n1r

Há 3519 dias
INOVAÇÃO

O Tecnopuc é uma floresta tropical 245x4s

3T15

Venda global de PCs cai de novo 1xg39

CARREIRA

Kony: ex-EMC é novo VP da América Latina 3o1x4e

MEGA NEGÓCIO

Dell: US$ 67 bilhões pela EMC 583s1f