.jpg?w=730)
Fábrica da Furukawa em Curitiba. Foto: divulgação.
A Furukawa, fabricante japonesa voltada à infraestrutura de redes de comunicação e energia, adotou uma nova versão do sistema de gestão integrado (ERP, na sigla em inglês) da Oracle, em um projeto entregue pela Ninecon.
Além da versão 12.2.11 do sistema, o projeto também incluiu a adoção da versão 19C do banco de dados na infraestrutura da empresa.
O trabalho foi executado em duas frentes: a migração e adequação do Oracle EBS e bancos de dados; e a adequação de soluções multicloud (SaaS e PaaS).
Herlon Acosta, diretor de contas da Ninecon, explica que a execução contou com mais de uma dezena de gerentes de projetos e cerca de 110 key s, que estiveram envolvidos em mais de 100 de aplicações de backoffice.
"A Furukawa possui uma arquitetura baseada em um amplo conjunto de aplicações Oracle e demais soluções especializadas, com um alto nível de atendimento das áreas de negócio, mas que representam um fator de complexidade em projetos desta característica, abrangendo personalizações avançadas, plataforma de integração, multi-indústria, multicanais, e diversos outros fatores que tornaram o desafio ainda mais complexo", detalha Acosta.
Como melhorias do projeto, a Furukawa cita que o tempo de backup do ambiente ou de 45 horas para apenas 5 horas, uma redução que supera 88%.
“Updates como esse são mais do que os técnicos, mas significam investimentos estratégicos. Em um mundo em constante evolução, repleto de mudanças cada vez mais repentinas, manter-se à frente é essencial”, comenta Cristiane Kochanovecz, coordenadora de sistemas Furukawa Electric LatAm.
Em julho de 2023, a empresa já havia adotado outra solução da Oracle, também junto à Ninecon.
Na época, a Furukawa decidiu implementar o balanceamento de carga dos servidores através da solução Oracle Real Application Cluster (RAC), com o objetivo de otimizar o uso dos equipamentos da infraestrutura da companhia.
Pertencente ao grupo japonês Furukawa Electric, a Furukawa possui unidades industriais em Curitiba, Sorocaba e Santa Rita do Sapucaí. A empresa também possui fábricas de cabos ópticos em Berazategui, na Argentina; Palmira, na Colômbia; e Mexicali, no México.
Fundada em 2004, a Ninecon tem um longo histórico com a Oracle e, mais recentemente, com outros players, como Microsoft, Dell EMC, VMware, Veeam, SailPoint e Run2Biz.
A empresa tem 350 funcionários e atende clientes como Yamaha Motors, Bimbo, Fundação Getúlio Vargas, Azul Linhas Aéreas e CVC.