.png?w=730)
Em 2017, a Gol já havia lançado o recurso Selfie Check-in, que usa o reconhecimento facial para a realização do check-in no aplicativo da companhia (Foto: Divulgação)
A Gol Linhas Aéreas agora permite realizar embarque por reconhecimento facial, para voos nacionais, em dois aeroportos: Congonhas, em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio de Janeiro.
Com a ferramenta, oferecida a ageiros e tripulação, é dispensado o uso de documentos de identificação.
O serviço é disponibilizado através do aplicativo Gol para pessoas com mais de 18 anos e que tenham feito o cadastro prévio no sistema biométrico da Carteira Nacional de Habilitação (CNH digital) ou do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Após fazer o check-in pelo app, o ageiro deve clicar em "Agilizar Embarque" para receber as instruções de como fazer a captura da biometria e consentir com os termos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Assim que a foto da biometria facial for aprovada, a pessoa já pode ar seu cartão de embarque.
“Oferecer aos ageiros uma funcionalidade como o embarque com reconhecimento facial, que promove celeridade e mais segurança em processos vitais como o check-in e o embarque, sobretudo em aeroportos super movimentados como Congonhas e Santos Dumont, é um grande o rumo à total digitalização dos serviços da aviação comercial”, afirma José Luiz Belixior Jr., diretor de atendimento a clientes da Gol.
A tecnologia é do projeto Embarque +Seguro 100% Digital, desenvolvido pelo Serpro, empresa de inteligência em TI do governo, em parceria com o Ministério da Infraestrutura (MInfra).
Ela já vinha sendo testada em aeroportos de cidades como Florianópolis, Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, com a Gol e outras companhias aéreas.
O primeiro foi o Aeroporto Internacional de Florianópolis, que começou o projeto em outubro de 2020 com ageiros da Latam. Em dezembro do mesmo ano, o Aeroporto de Salvador iniciou os testes com clientes da Gol.
Em março de 2021, foi a vez do Aeroporto Santos Dumont, localizado no Rio de Janeiro, com ageiros da Azul. A companhia também realizou testes no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte e no Aeroporto de Congonhas.
Em 2017, a Gol já havia lançado o recurso Selfie Check-in, que usa o reconhecimento facial para a realização do check-in no aplicativo da companhia.
A companhia opera cerca de 715 voos diariamente em rotas no Brasil, na América do Sul, na América do Norte e no Caribe, possuindo participação de 13,3% no mercado internacional e de 38,8% no mercado nacional.
Com uma equipe de 14 mil profissionais, sua frota consiste em 144 aeronaves Boeing 737.