
Alessandro Brito Cunha, CEO do Grupo BC Energia. Foto: Divulgação
O Grupo BC Energia, comercializador de energia elétrica do centro-oeste brasileiro, irá implantar o Business One, software de gestão para pequenas e médias empresas da SAP, em um projeto liderado pela G2, empresa paulista parceira da multinacional alemã e especializada no mercado de energia.
A previsão é de que o ERP esteja rodando até o início de 2023.
Segundo a BC, a companhia sentiu necessidade de obter uma ferramenta robusta com mais segurança contábil e capacidade de auxiliar sua gestão operacional como um todo.
O mercado de energia vem sendo liberalizado no Brasil e a BC Energia tem como meta aumentar sua base de clientes dos atuais 1,5 mil para 10 mil. Apenas em 2022, a empresa teve um faturamento de mais de R$ 1 bilhão, um crescimento de 38% frente ao ano anterior.
“Tendo em vista os nossos índices de crescimento e expansão, fazia total sentido aderir uma ferramenta que contribuísse do ponto de vista de governança e agregando valor, somado ao melhor custo-benefício”, enfatiza Alessandro Brito Cunha, CEO do Grupo BC Energia.
Ainda, para complementar a nova ferramenta, a BC optou por hospedá-la na Huawei Cloud, com a ajuda da G2 que é também parceira da multinacional chinesa.
Fundada em 2014 e com sede em Goiânia, Goiás, a BC Energia é formada por um grupo de empresas voltadas para o setor elétrico.
Entre elas estão a BC Comercializadora, que atua com foco no comércio de varejistas e atacadistas de energia elétrica; BC Serviços, voltada para a prestação de serviços em energia elétrica para geradores e consumidores que pretendem aderir ao mercado livre de energia; e a BC Renováveis, com foco em geração de energia por meio de fontes renováveis.
A G2 é uma das maiores parcerias da SAP para a linha B1 no Brasil, atendendo 102 grupos econômicos, com presença em nove países. A G2 tem 67 colaboradores e está presente em 25 cidades em seis estados.
A empresa tem uma presença forte no mercado de energia, com um produto segmentado baseado no B1 cujo grande case é a Insole, uma fintech pernambucana que oferece financiamento para a instalação de placas solares.
Recentemente, a G2 reforçou a vertical de energia com a contratação de Cláudio Wagner, que fez carreira na M Braxis entre 1986 até 2006, atuando depois na Thunders, dona de um software focado em comercializadoras de energia.