INTEGRANDO

Guarulhos: nova gestão com IBM 43292p

Plano é criar estrutura de conectividade flexível, especialmente preparada para a integração de aplicativos e serviços. 1j1m1u

06 de novembro de 2013 - 18:26
Aeroporto de Guarulhos adota solução IBM. Foto: divulgação.

Aeroporto de Guarulhos adota solução IBM. Foto: divulgação.

O Aeroporto Internacional de Guarulhos firmou uma parceria com a IBM para o desenvolvimento de um projeto de tecnologia e serviços para unificar, padronizar e integrar os sistemas de gestão.

A nova infraestrutura substituirá gradativamente os recursos técnicos existentes por uma estrutura de conectividade flexível, especialmente preparada para a integração de aplicativos e serviços.

O objetivo é atender à crescente demanda do aeroporto, incluindo atividades próprias, as necessidades de companhias aéreas e varejistas, a gestão financeira e de negócios, o fluxo aeroportuário, a segurança, entre outros elementos.

Com o novo sistema, a concessionária do aeroporto, formada pela Grupar e Infraero, pretende ampliar e fortalecer a sinergia entre a istração do aeroporto, as autoridades reguladoras e a navegação aérea, que que atualmente operam com distintas linguagens e formatos de informação.

A primeira fase do projeto, conhecido como Enterprise Service Bus (ESB), consiste na instalação, configuração e homologação dos sistemas e serviços. Depois será feitaa  interligação das bases de dados.

A previsão é de que o sistema esteja funcionando plenamente a partir de maio de 2014, simultaneamente à inauguração do Terminal de ageiros 3, que ampliará a capacidade do aeroporto para 45 milhões de ageiros/ano.

Segundo o executivo da divisão de Consultoria da IBM, Renato Vianna, a migração mexe com conjuntos complexos de sistemas físicos e digitais, como dados de companhias aéreas, manuseio de bagagens, lojas, etc. - que precisam estar interligados para garantir uma melhor experiência de viagem ao ageiro.

"A IBM reuniu seu conhecimento em projetos nos principais aeroportos do mundo para ajudar a transformar o GRU Airport numa referência global", explica.

Para o diretor de TI do GRU Airport, Luiz Ritzmann, o projeto possibilitará oferecer a implantação de novos recursos, já integrados com a nova plataforma.

"O aeroporto está implementando, ainda, um novo modelo de check-in, câmeras de segurança mais modernas, que fazem leitura facial, sistema de bagagens, entre outros serviços que necessitam de uma tecnologia ágil e eficaz", destaca Ritzmann.

Leia mais 6z23s

OPÇÃO MENOS CARA

Congonhas tem lancheria popular i1l29

Há 4364 dias
SEGURANÇA PÚBLICA

IBM e Cisco na segurança da Copa 2c3960

Há 4357 dias
AEROPORTO

Com SITA, Guarulhos se prepara para Copa 4y5l6a

Há 4351 dias
SEGURANÇA E REDUNDÂNCIA

Aceco TI: data center e sala cofre para GRU 2w174c

RADIOCOMUNICAÇÃO

Santuário de Aparecida usa solução da Motorola 6p62h

SOFTWARE GAÚCHO

Aeromóvel monitorado por E3 1e2xj

MOBILIDADE

Porto Alegre: poucos usam o Aeromovel 3h51x

SIGA

TAM otimiza horários com JExperts l5b6c

QUINTA CIDADE NO RS

Voo para Santa Maria pela Azul começa hoje 5u405w

INVESTIMENTO

TI não ficará de lado, diz BNDES 2n2kd

DATA CENTER

Aceco TI compra Boxfile 2g2f4t