
Foto: Depositphotos
A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), órgão responsável pela rede estadual de hospitais públicos de Minas Gerais, implantou o Wi-Fi 6 da Huawei, gigante chinesa de tecnologia, em três hospitais de Belo Horizonte.
Atualmente, a conexão está funcionando no Hospital Alberto Cavalcanti, na Maternidade Odete Valadares e no Instituto Raul Soares.
O Wi-Fi 6 poderá ser utilizado em soluções de Internet das Coisas (IoT) no controle de materiais, equipamentos e medicamentos que precisam ser rastreados e monitorados.
Além disso, a Fhemig adquiriu um software de gestão hospitalar que necessita de uma utilização mais robusta da rede.
Segundo a Huawei, a solução permitirá que equipamentos e dispositivos hospitalares tenham uma comunicação eficiente, mobilidade, alta capacidade e uma melhoria na gestão hospitalar de banda, além de oferecer aos pacientes o gratuito à comunicação com familiares e amigos.
“O projeto possui uma plataforma única de gerenciamento de todos os hospitais, capaz de separar com segurança a rede privada do hospital da rede pública oferecida à população”, destaca Ricardo Mansano, CTO de governo e transformação digital da Huawei.
De acordo com Guilherme Augusto Pessoa de Castro, coordenador de infraestrutura de Tecnologia da Informação e comunicação da diretoria de planejamento, gestão e finanças da Fhemig, a conectividade estável e de banda larga contribui para o bem-estar dos pacientes.
“A implantação do Wi-Fi gratuito não só melhora a experiência dos pacientes, proporcionando-lhes uma forma de manter contato com familiares, mas também facilita o trabalho dos profissionais de saúde, que podem utilizar a Internet para aprimorar os serviços prestados”, afirma Castro.
A parceria entre o Governo de Minas Gerais e a empresa de tecnologia chinesa não é de hoje.
Em novembro de 2023, foi realizado um investimento de R$ 65 milhões para a instalação de equipamentos que modernizam o Wi-Fi em 2.127 escolas da rede estadual e para o treinamento tecnológico de 70 mil professores.
A Huawei foi fundada em 1987 por Ren Zhengfei, um ex-oficial do Exército de Libertação Popular da China, e hoje é uma das maiores fornecedoras globais de equipamentos de telecomunicações e dispositivos eletrônicos de consumo.
A companhia atua na área de redes de telecomunicações, liderando a tecnologia do 4G e do 5G, e também no mercado de consumo, como smartphones e tablets, além do setor de soluções de TI para empresas e governos, como computação em nuvem, big data, infraestrutura de data centers e inteligência artificial.
A Huawei possui quatro unidades de negócios no Brasil: o grupo dedicado às operadoras, que oferece equipamentos e infraestrutura de telecomunicações; a área que atende às necessidades do mercado corporativo, fornecendo soluções e infraestrutura em TIC; a Huawei Cloud, com serviços de nuvem pública e híbrida e soluções para dar escala aos negócios com estabilidade e segurança; e a Huawei Digital Power, com soluções inteligentes voltadas para geração, distribuição e armazenamento de energia fotovoltaica.
Com mais de 207 mil funcionários em todo o mundo, a companhia atende mais de um terço da população mundial.