
Gao Kexin. Foto: divulgação.
A Huawei, multinacional chinesa de Tecnologia da Informação e Comunicação, anunciou Gao Kexin como Chief Executive Officer (CEO) da empresa no Brasil.
O executivo sucede Sun Baocheng e, segundo a companhia, essa mudança faz parte das políticas de rotação de líderes promovidas periodicamente.
Kexin está na Huawei desde 2007, quando ingressou como vice-presidente da empresa em Camarões. Em 2016, exerceu o cargo de CEO da Huawei Filipinas. Mais tarde, entre 2018 e 2023, ocupou diferentes posições na sede da multinacional na China.
No Brasil, o novo CEO chega para dar continuidade ao trabalho de infraestrutura de redes e de conectividade. Além disso, estão nos planos os avanços com a chegada do 5.5G nos próximos anos.
"Estou muito honrado com a oportunidade de liderar a Huawei no Brasil. Nosso compromisso é ajudar o país a realizar seu pleno desenvolvimento econômico e social por meio da transformação digital e energética de sua economia e indústria”, afirma Kexin.
Fundada em 1987, a Huawei tem sede em Shenzhen, na China, e está presente em mais de 170 países com mais de 54 mil produtos. Com faturamento de US$ 98,83 bilhões, é considerada pela Forbes como uma das 100 marcas mais valiosas do mundo.
Com mais de 600 operadoras clientes e mais de 207 mil funcionários em todo o mundo, a companhia atende mais de um terço da população mundial.
Há mais de 25 anos no Brasil, é líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações e possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um centro de distribuição em Sorocaba e um Centro de Treinamento em São Paulo.