
Filipe Mendes, CEO da HostDime. Foto: Divulgação
A HostDime, especializada em armazenamento de dados, colocation e servidores dedicados, anunciou a construção de uma usina de energia solar fotovoltaica em Pilar, a 58 km da capital da Paraíba. O investimento inicial para instalação foi de R$ 5,5 milhões.
A usina irá atender a demanda do data center da empresa em João Pessoa, com uma uma economia de R$ 800 mil em gastos de energia elétrica.
Na construção, com área superior a cinco hectares, foram utilizados cerca de 12 mil m² para a instalação de 2.002 módulos fotovoltaicos de 540 Wp.
A geração de energia irá atender a 129,46% do consumo atual da empresa.
“Um data center é um grande consumidor de energia. Conseguir converter 100% desse consumo por uma fonte limpa e renovável é motivo de alívio para a organização, pois é tecnologia aliada à sustentabilidade”, comenta Filipe Mendes, CEO da HostDime.
A tecnologia adotada pela equipe de engenharia da empresa, a MLPE (Module Level Power Eletronics, em português, Eletrônica de Potência à Nível de Módulo), irá aumentar o rendimento de energia, bem como maior confiabilidade e flexibilidade de projeto da instalação fotovoltaica.
A usina terá potência instalada de 1.081,08 kWp, com geração prevista de 122.500 kWh médio por mês. Segundo dados do Laboratório de Eficiência Energética em Edificações, isso é equivalente ao consumo mensal de mais de 800 residências brasileiras.
Fundada em 2001, a americana HostDime possui operações no Brasil desde 2006 e está presente em sete outros países.
No Brasil, a empresa está localizada localizada em João Pessoa, Paraíba, e atende mais de 50 mil clientes — com foco em médias e grandes empresas.