
Zeca Pagodinho. Foto: reprodução.
O Instituto Zeca Pagodinho, ONG localizada em Xerém, no Rio de Janeiro, ará a oferecer aulas gratuitas de programação com a metodologia da SoulCode Academy, startup paulista especializada em formação de desenvolvedores de software.
Com início no dia 23 de março, o curso será presencial, na sede do instituto, e contará com uma ex-aluna da edtech como professora.
No início, serão duas turmas com 10 alunos cada, formadas por jovens a partir de 16 anos. As aulas acontecerão de segunda a sexta no contraturno do horário escolar regular de cada estudante, com opções pela manhã e tarde.
Com duração de seis meses, a trilha de conhecimento se iniciará no básico e terminará com a criação de sites e aplicativos.
Ao final, os alunos poderão entrar diretamente para algum dos bootcamps da edtech. Eles são trilhas on-line de especialização em áreas como engenharia de dados, desenvolvimento salesforce e análise de mídia digital e performance, entre outros.
“O curso veio de um desejo antigo nosso de desenvolver um projeto na área de tecnologia, que é uma área de muitas oportunidades e escassa de mão de obra qualificada. Espero que transforme a vida dos alunos”, afirma Louiz Carlos, diretor geral do IZP.
Fundado em 1999, o Instituto Zeca Pagodinho já atendeu mais de 2 mil pessoas. A instituição oferece atividades como aulas de música, cinema, gastronomia e cursos profissionalizantes e de qualificação profissional.
O IZP também conta com equoterapia, um projeto de música para a melhor idade, workshop de patchwork e encadernação, além de atendimento odontológico e assistência social.
Fundada em 2020, a SoulCode é dirigida pela CEO Carmela Borst, ex-vice-presidente de marketing da Oracle para a América Latina. A edtech já impactou 50 mil pessoas e contabiliza 15 mil alunos, sendo 52% mulheres.