.jpg?w=730)
Com mais de 85 anos de atuação, a Lopes possui mais de 100 lojas próprias e franquias em 10 estados. Foto: Pexels.
O Grupo Lopes, uma das maiores empresas nacionais do setor imobiliário, adotou a solução da Botmaker, plataforma de automatização de vendas e atendimento a clientes, para acrescentar a possibilidade de contato por chat e WhatsApp em seu portal.
Segundo a companhia, o projeto envolve a adequação ao protocolo de atendimento do mercado imobiliário, no qual cada cliente deve ser atendido por um corretor diferente, para garantir que todos profissionais tenham o à oportunidade de intermediação e ao comissionamento.
Ao ar o site da corretora, o cliente interessado preenche uma ficha com dados de contato e tem quatro opções de retorno: telefone, e-mail, Whatsapp e chat — as duas últimas integradas pela Botmaker.
Automaticamente, o bot recebe e identifica os dados e a roleta cria um mecanismo para encaminhar o lead a um corretor on-line no sistema, seguindo uma fila. Por meio de duas APIs, uma que reconhece o do corretor e, a outra, o tipo de produto, o profissional é direcionado ao cliente.
Como resultado, a implementação trouxe crescimento na geração de leads, com 80% dos contatos via portal ando pelo chatbot e recepcionados pelo CRM da empresa.
"Com a utilização das soluções da Botmaker, aprimoramos as interações dos clientes com nossos corretores, com a otimização do tempo de atendimento e maior qualidade para o cliente final", destaca Renan Godoi, gerente de produto da Lopes.
Com mais de 85 anos de atuação, a Lopes desenvolveu um sistema de franqueados e hoje possui mais de 100 lojas próprias e franquias em 10 estados brasileiros, com mais de 9 mil corretores associados e 250 mil imóveis em carteira compartilhada.
Em 2019, a empresa criou o Lopes Labs, um hub de inovação que hoje conta com mais de 100 pessoas da área de tecnologia.
Fundada em Buenos Aires em 2016, a Botmaker é responsável por uma plataforma open source para desenvolvimento de chatbots e voicebots que se conectam com 19 canais, como WhatsApp, Facebook, Instagram e assistentes de voz.
Com presença em 35 países, empresa chegou ao Brasil em 2017, com um escritório em São Paulo, além de possuir instalações na Colômbia e nos Estados Unidos.
Em seu portfólio, estão empresas como Clarín, Danone, Santander, AB Inbev e Belcorp.