ENCHENTES

MP cria aplicativo para doações ao RS 351ez

Projeto é mais um trabalho conjunto com GX2, Sucesu-RS e PUCRS, além de Procempa e DataCentrics. 5s2m2t

20 de maio de 2024 - 17:12
Foto: divulgação.

Foto: divulgação.

O Ministério Público do Rio Grande do Sul criou um aplicativo com a GX2, uma empresa gaúcha especializada em desenvolvimento de software, para conectar doadores a alojamentos temporários das enchentes que afetam o estado.

Batizado de Apoio Enchentes RS, o app também possui como apoiadores a SUCESU-RS, a PUCRS, a Procempa (empresa municipal de tecnologia de Porto Alegre) e a DataCentrics. Esta última forneceu infraestrutura de cloud para hospedar a solução.

De acordo com os organizadores, o projeto surgiu porque as necessidades dos abrigos surgem de maneira descentralizada, dispersas em diversos meios de comunicação. Somados a isso, estão os casos de pessoas que foram furtadas ou vítimas de golpes ao realizarem doações.

Alguns alojamentos temporários também recebem muitas doações e possuem itens sobrando, enquanto outros não recebem o suficiente para manter o mínimo necessário.

Na prática, o novo aplicativo mantém as necessidades dos abrigos atualizadas e garante que o local para onde são destinadas as doações são reais e validados. 

Após os abrigos cadastrarem suas necessidades no app, os potenciais doadores têm a oportunidade de examinar quais necessidades ainda estão pendentes de doação.

Em seguida, os doadores podem comprometer-se a atender a essas necessidades específicas, realizando uma doação dos itens necessários.

Uma vez que o match tenha sido realizado, o doador poderá entrar em contato com a instituição (e vice-versa), por telefone ou e-mail, para que possam combinar qual a melhor forma de entregar e concretizar a doação.

Caso o doador não possa realizar a entrega, o time de voluntários homologados entrará em contato para realizar a coleta e fazer com que a mesma chegue à entidade necessitada.

O app Apoio Enchentes RS já está disponível para Android. Já a versão iOS encontra-se em fase de aprovação.

Em 2023, o MP já tinha criado um aplicativo parecido, o Adote um Amanhã, focado em doações a entidades carentes de Porto Alegre, também com a GX2, a Sucesu-RS e a PUCRS.

Leia mais 6z23s

CONECTIVIDADE

UP2Tech doa R$ 100 mil em roteadores para o RS 4q5r25

Há 367 dias
ENCHENTE

Data center da Trensurb foi resgatado de barco 51s1m

Há 368 dias
CRISE

As enchentes no RS aumentam o risco de ataques cibernéticos 646t6m

Há 371 dias
APOIO

HCLTech: dinheiro extra para afetados pela chuva 62172i

CONECTIVIDADE

Oi irá fornecer WiFi para abrigos do RS 3e6j6a

FUTURO