
A Oracle lança um sistema que promete otimizar a coleta, armazenamento e a análise de dados de ageiros de companhias aéreas.
Batizado de o Oracle Airline Data Model, trata-se de um sistema de bancos pré-fabricado, disponível como opção para o Oracle Database 11g Enterprise Edition para o setor, e, para tanto, inclui mais de 370 tabelas, 8,5 mil atributos e 250 medições específicas da área.
Cubos OLAP pré-fabricados para análises dimensionais de reservas aéreas também fazem parte da novidade.
“O AirlinData Model otimiza a análise dos dados de ageiros extraídos de reservas, vendas, operações, programas de fidelidade, atendimento ao cliente e finanças no data warehouse”, explica Cetin Ozbutun, vice-presidente de Data Warehouse Technologies da Oracle.
O lançamento é parte da solução Oracle enger Data Management para o setor de aviação, que também inclui o Oracle Exadata Database Machine e o Oracle BI Enterprise Edition 11g, com data warehouse integrado para companhias aéreas.
“As soluções para aviação foram projetadas para simplificar a migração dos dados dos ageiros de sistemas herdados, bem como permitir a consolidação dessas informações armazenadas em vários repositórios diferentes”, destaca Ozbutun.
Segundo ele, a nova solução tem implantação rápida e custos previsíveis, já que é pré-projetada e otimizada para data warehouses da Oracle, inclusive Exadata.
“A istração de dados dos ageiros fornece a base crucial para as empresas criarem e gerenciarem soluções de gestão da experiência do cliente”, comenta Vijay Anand, diretor sênior de Viagens, Transportes e Logística da Oracle. “Com o enger Data Management e o AirlinData Model, as empresas têm o que precisam para personalizar a experiência de viagem”, finaliza.