.png?w=730)
Atualmente, são mais de 660 lojas em operação, considerando as marcas Renner, Camicado, Youcom, Ashua Curve & Plus Size e Rea (Foto: Divulgação)
A Renner, uma das maiores varejistas brasileiras do ramo da moda, lançou um desafio de inovação em busca de startups que contribuam para o desenvolvimento de soluções inovadoras para o cumprimento das metas sustentáveis da companhia para 2030.
A iniciativa está sendo desenvolvida junto à The Bakery, empresa britânica de inovação corporativa.
A ideia é que as startups ajudem a Renner a desenvolver sua cadeia de fornecimento da forma mais circular e regenerativa possível, para alcançar a neutralidade climática.
O conceito de economia circular é definido pela Organização Internacional de Normalização (ISO) como “um sistema econômico que utiliza uma abordagem sistêmica para manter o fluxo circular dos recursos, por meio da adição, retenção e regeneração de seu valor, contribuindo para o desenvolvimento sustentável”.
Já a neutralidade climática diz respeito ao equilíbrio entre as emissões e absorções dos gases efeito estufa, sendo elas iguais ou menores do que as remoções realizadas por florestas e oceanos.
Pensando nisso, o desafio se desdobra em quatro pilares e pelo menos um deles deve ser atendido pelas startups.
O primeiro é a reciclagem de produtos têxteis, com foco na reinserção de matéria-prima na cadeia produtiva. O segundo está ligado a processos produtivos menos impactantes na cadeia de fornecimento.
Já o terceiro pilar busca propostas de modelos de negócios do ecossistema de moda mais circulares, incluindo soluções de upcycling e logística reversa. O último se refere à mensuração mais precisa dos impactos ambientais e sociais positivos dos produtos.
As startups interessadas podem se inscrever no site do desafio até o dia 26 de julho.
Depois da candidatura, as empresas arão por uma etapa de entrevistas ainda neste mês. Em agosto, haverá um pitch day para exposição das propostas. As aprovadas serão chamadas para executar a prova de conceito dentro do ambiente da Renner entre agosto e setembro.
A partir disso, a varejista analisará junto às suas áreas de inovação aberta e sustentabilidade as soluções sugeridas pelas startups e definirá quais apresentam potencial para contratação como parceiras.
Os critérios de avaliação incluem inovação, originalidade, potencial de escala e de impacto positivo no ecossistema da Renner, além de viabilidade técnica, legal e sustentável.
Serão considerados, ainda, o modelo de negócio, o ganho de escala no prazo estabelecido, assim como a diversidade do time e do quadro societário.
Constituída em 1965, a Lojas Renner abriu capital em 1967 e se tornou, em 2005, a primeira corporação brasileira com 100% das ações negociadas em bolsa, estando listada no Novo Mercado, grau mais elevado dentre os níveis de governança corporativa da B3.
Atualmente, são mais de 660 lojas em operação, considerando as marcas Renner, Camicado, Youcom, Ashua Curve & Plus Size e Rea.
Fundada em Londres, em 2012, a The Bakery opera no Brasil há seis anos com a liderança dos sócios e cofundadores Felipe Novaes e Marcone Siqueira. A empresa presta consultoria de inovação para companhias como Natura, Vale, Sanofi Medley e Itaú.