
Andrea Klevenhusen. Foto: divulgação.
A Ricoh Brasil, subsidiária da japonesa fornecedora de impressoras e copiadoras, anunciou Andrea Klevenhusen como a sua nova Chief Executive Officer (CEO).
A executiva substitui Giancarlo Ghirotti, que estava no cargo desde 2020, tornando-se a primeira mulher a liderar a companhia no Brasil.
Klevenhusen está na Ricoh há 18 anos. Em 2006, ingressou na empresa como gerente de marketing, depois tornou-se gerente nacional de canais e diretora de canais para o Brasil. Desde 2019, atuava como diretora de canais para a América Latina.
Antes da Ricoh, a executiva também trabalhou por 11 anos na Xerox do Brasil. A profissional é graduada em istração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e possui MBA em marketing pelo Ibmec.
Como CEO, Klevenhusen tem a missão de liderar um dos mercados mais importantes dentro da regional latino-americana da Ricoh, que a partir deste a a responder diretamente à matriz, no Japão.
“Assumo com a certeza de que uma companhia de serviços digitais se constrói, por um lado, com investimento em tecnologia e, por outro, com dedicação às pessoas: às equipes, internamente, e aos clientes, construindo processos fluidos que serão chave para apoiá-los na aceleração da sua adoção digital”, destaca a executiva.
Fundada em 1936, a Ricoh atua na fabricação, comercialização e prestação de serviços, fornecendo impressoras, projetores, telões inteligentes, câmeras 360° e impressoras 3D.
Atualmente, a empresa está presente em mais de 200 países, conta com 12 subsidiárias na América Latina e possui 81 mil funcionários, sendo 544 no Brasil. No último ano fiscal, teve um faturamento de US$ 15,5 bilhões.