
SAP contrata executivo para liderar nova área de analytics. Foto: divulgação.
A SAP anunciou a contratação de Rui Botelho como vice-presidente de vendas para área de soluções analíticas, posição até agora inexistente no quadro brasileiro da multinacional.
Nos últimos 3 anos, o executivo atuou como diretor na PwC, mas antes ou mais de 10 anos na IBM, onde liderou a unidade de business analytics.
Botelho se reportará à presidente da SAP, Cristina Palmaka e ao vice-presidente de soluções e plataforma da SAP Americas, Desmond Mullarkey.
Graduado em engenharia de sistema pela Universidade Mackenzie, o novo VP possui especializações em negócios e marketing e no programa de liderança em vendas avançadas pela Boston University, além de MBA na Fundação Dom Cabral.
“Em toda minha carreira adquiri grande conhecimento sobre soluções analíticas, Big Data e Business Intelligence. Na SAP tenho o desafio de mostrar ao mercado como essas e outras tecnologias, como a de análise preditiva, podem contribuir para melhorar e simplificar os negócios dos clientes”, afirma Botelho.
A experiência do novo executivo pode vir a calhar para os planos da SAP no Brasil, que vem investindo para trazer seus sistemas de análise dados para o primeiro plano no portfólio, atacando verticais até então pouco expressivas no quadro geral da companhia, como varejo e esportes.
A empresa firmou contratos com varejistas como Arezzo, assim como trouxe soluções inéditas no país para análise de dados de performance esportivas, como foi o caso com o Grêmio, que está implantando o Team Performance, software usado pela seleção alemã durante a Copa do Mundo no ano ado.
No quadro de lideranças da empresa, os esforços nesta direção foram iniciados ainda em 2014, quando a a SAP anunciou Valsoir Tronchin, ex-country manager da Sybase, como vice-presidente de vendas de inovação, com o intuito de impulsionar as vendas de aplicações de análise de informações, mobilidade e tecnologias de banco de dados.