
Pedro Zinner e Thiago Piau.
A Stone fez um movimento que surpreendeu analistas de mercado, nomeando Pedro Zinner, ex-CEO da gigante de gás Eneva, para assumir o comando da empresa de pagamentos.
A mudança impacta na Linx, a maior empresa de software de gestão para varejo no país, adquirida pela Stone por R$ 6,8 bilhões no final de 2020, e hoje a divisão de software da Stone.
Zinner estava no conselho de istração da Stone há nove meses e substitui Thiago Piau, que estava no cargo de CEO há sete anos e agora a para o conselho de istração.
O surpreendente é que Zinner fez carreira em indústrias pesadas, com agens pelo BG Group e pela Vale antes da Eneva.
Na avaliação de fontes ouvidas pelo Brazil Journal, Zinner vem para botar ordem na casa.
“A Stone foi feita em cima de uma cultura empreendedora, com sangue nos olhos, pessoas muito criativas”, disse a fonte ouvida pelo Brazil Journal. “Agora estão trazendo um executivo mais acostumado a organizar, planejar e cobrar”, agrega a fonte.
Durante a gestão de Piau, a Stone ou de 5% para 11% de market share, desenvolveu o negócio de crédito e fez a maior aquisição da empresa, a compra da Linx.
Na avaliação do Brazil Journal, o crédito aumentou muito rápido, o que acabou gerando prejuízos. Mais importante para o mercado de TI, as sinergias esperadas com a aquisição da Linx “ainda não foram realizadas”.
Na época da compra da Linx, disputada taco a taco por meses entre Totvs e Stone, analistas de mercado apontaram as grandes sinergias entre um negócio de pagamentos e um de software de gestão.
A Linx é líder em software para varejo, com 42,2% de marketshare, com uma base de 70 mil clientes e 100 mil pontos de venda, potenciais candidatos a receber uma oferta conjunta para usar máquinas da Stone.
“A StoneCo tem uma posição privilegiada no Brasil servindo pequenos e médios comerciantes com uma prestação de serviços muito reconhecida e uma distribuição nacional. Temos a oportunidade de fazer muito mais para apoiar o pequeno empreendedor na sua jornada”, diz Zinner, em uma nota distribuída pela Stone.