
O Centro Universitário Santa Cruz atua na região sul de Curitiba e conta com 33 cursos de graduação. Foto: Divulgação
O Centro Universitário Santa Cruz (UniSantaCruz) implementou uma rede 5G privativa em seu campus com a Ligga Telecom, operadora paranaense antes conhecida como Copel Telecom, em um projeto integrado pela Databahn Solutions.
Com previsão de lançamento para o dia 24 janeiro, esta será a primeira rede 5G privativa em uma universidade no Brasil. Sua conexão deve ser até 100 vezes mais rápida do que uma rede banda larga comum.
Para aprimorar a experiência da rede, serão implementados recursos como óculos de realidade aumentada para análises detalhadas de tecidos humanos, instalação de câmeras 360º nos estúdios dos cursos EAD e escaneamento facial para liberação das catracas.
Além disso, haverá ferramentas de check-in automático nas aulas para o registro de presenças, bem como totens interativos de atendimento para emissão de boletins e horário das aulas.
“O laboratório oferecerá aos alunos uma oportunidade singular de interagir com tecnologias emergentes como realidade virtual, internet das coisas (IoT) e automação avançada impulsionadas pela rede 5G”, destaca Roger Bicalho, reitor da UniSantaCruz.
Em atuação há 30 anos, o Centro Universitário Santa Cruz atua na região sul de Curitiba e conta com 29 cursos de graduação na modalidade presencial e quatro de ensino a distância, além de cursos de pós- graduação nas duas modalidades.
Atualmente, a instituição possui 18 mil alunos e professores.
Com sede em Curitiba, a Ligga Telecom é a antiga Copel Telecom, comprada por Nelson Tanure para compor um grupo de telecomunicações com a Sercomtel, operadora de telecom de Londrina.
A empresa, hoje com 14 mil clientes B2B no Paraná, foi formada a partir da aquisição das empresas Ligga, com 350 mil clientes em mais de 400 cidades no Paraná, São Paulo e Mato Grosso.
A Ligga adquiriu licenças 5G no último leilão da Anatel e ará a atender cerca de 46% da população brasileira, abrangendo os estados do Paraná, São Paulo, Pará, Roraima, Rondônia, Acre e Amazonas.
Criada neste ano, a Databahn Solutions é uma empresa com sede em Pinhais, no Paraná, que opera no setor de construção de linhas de energia e comunicação e estruturas relacionadas.