
Foto: divulgação.
A Yamaha Motor do Brasil, subsidiária da japonesa produtora de motocicletas, quadriciclos e motores, vai migrar as suas cargas de trabalho de gestão para a Oracle Cloud Infrastructure (OCI) com a Kyndryl, spin off da unidade de gerenciamento de infraestrutura da IBM.
Com um crescimento de 86,8% nos últimos cinco anos e aumento significativo em suas vendas no país, a empresa sentiu a necessidade de transformar sua infraestrutura de TI para se alinhar com as novas estratégias de negócios e gerar mais agilidade nas vendas.
Para isso, os consultores da Kyndryl trabalharam com a equipe de TI da Yamaha, ajudando a preparar sua infraestrutura atual para uma migração para a nuvem.
Nos próximos meses, serão mais de 40 bancos de dados e 29 aplicações Oracle migradas de uma infraestrutura local para a OCI.
Neste processo, a Oracle cuidará da implementação e da transição e a Kyndryl gerenciará o rastreamento do processo e a execução do ambiente de nuvem.
"Migrar para a cloud está no centro da jornada de transformação digital, assim podemos manter a competitividade, inovar com maior velocidade e segurança, além de atender de forma mais dinâmica as novas necessidades dos usuários”, explica Alexandre Otero, head de infraestrutura da Yamaha.
Para o executivo, o modelo de aquisição de créditos anuais ofertado pela Oracle garante maior controle de custos e a estratégia de lift-shift possibilitará uma movimentação com poucos ajustes nas aplicações.
“A Kyndryl foi escolhida por sua parceria global com a Oracle e experiência de seus profissionais, garantindo o sucesso na movimentação e sustentação do workload para a OCI", afirma Otero.
Criada em abril de 2021, a Kyndryl já nasceu como um player de peso, assumindo negócios que respondiam a 25% das vendas da IBM e quase um quarto dos seus funcionários. Cerca de 90 mil pessoas atendem a mais de 4 mil clientes em mais de 60 países.
Com mais liberdade para trabalhar com outros provedores de nuvem, a nova empresa deu seu pontapé inicial no Brasil em setembro.
Há 30 anos no Brasil, a Oracle conta com mais de 2 mil colaboradores no país e tem escritórios em Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.
O faturamento da companhia é divulgado globalmente e, no ano fiscal de 2021, foi de US$ 40,5 bilhões, alta de 4% em relação ao período anterior.
Já a Yamaha, fundada em 1955, se estabeleceu no Brasil em 1970 como a primeira subsidiária da companhia fora do Japão e também a primeira fabricante de motocicletas a se instalar no país.
Em suas unidades fabris em Guarulhos e Manaus, hoje a marca produz 19 modelos de motocicletas, sete modelos WaveRunner, de veículos aquáticos e 25 modelos de motores de popa, além de ter uma rede com cerca de 460 concessionárias e pontos de venda autorizados.