.png?w=730)
BYD está no Brasil desde 2015, quando abriu sua primeira fábrica em Campinas, no interior de São Paulo (Foto: Divulgação)
A operação brasileira da BYD, montadora de veículos elétricos chinesa, adotou em sua divisão de energia solar a ferramenta de atendimento da Desk Manager, startup de soluções em help e service desk.
O projeto inclui licenças de operação e integração com o WhatsApp, que viabiliza todo o fluxo de atendimento dentro do sistema, para geração de relatórios e dashboards completos para a equipe de gestão da empresa.
Dividido em três fases, a primeira etapa do atendimento, quando o cliente abre o chamado, foi reduzida para 4 horas. Já a segunda, caracterizada pela solução da solicitação do cliente, caiu para 48 horas.
A finalização do atendimento, por sua vez, é completada em até 72 horas, uma redução de 95%. O ganho de eficiência total foi de 99%.
Segundo Fernando Domingos, supervisor de pós-venda da BYD Energy, com a adoção da tecnologia da Desk Manager, a empresa também melhorou todo seu processo pós-vendas.
Ao todo, a área de pós-vendas da BYD ou a ter uma suíte de 12 aplicativos com diversas funcionalidades dentro de um único sistema, que garantem o e de atendimentos, via chamados, e uma gestão completa do negócio.
Além da plataforma da Desk Manager, a empresa ainda conta com uma equipe de customer success.
A BYD abriu sua primeira fábrica no Brasil em 2015, em Campinas, para produção de chassis de ônibus elétricos e comercialização de veículos e empilhadeiras. Em abril de 2017, inaugurou sua segunda planta no país, voltada para produção de módulos fotovoltaicos.
Para abastecer a frota de ônibus elétricos, a empresa iniciou, em 2020, a operação de sua terceira fábrica no Brasil, no Polo Industrial de Manaus, dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio.
A companhia também é responsável por dois projetos de monotrilho no país: em Salvador, com o VLT do Subúrbio, e na cidade de São Paulo, com a Linha 17 - Ouro.
Hoje, a BYD comercializa empilhadeiras, vans, caminhões, furgões e automóveis, todos totalmente elétricos, no país.
Fundada em 2012 e com sede em Mogi das Cruzes, em São Paulo, a Desk Manager fornece uma plataforma com 12 aplicativos que garantem o e de atendimentos via chamados, além de uma gestão completa de negócio e possibilidade de integração com outros softwares.
Atualmente, a empresa conta com 500 clientes ativos no Brasil e na América Latina, como Cobasi, Komatsu, Unisys, Kopenhagen, Chocolates Brasil Cacau, Lindt e Betta.