NUVEM

Cielo virtualiza desktops com Microsoft Azure 485p6z

Com solução, tempo para habilitar fornecedores caiu de 60 dias para duas horas. 5p5z6a

09 de março de 2023 - 12:50
A Cielo é famosa pelas suas maquininhas. Foto: Divulgação

A Cielo é famosa pelas suas maquininhas. Foto: Divulgação

A Cielo, uma das maiores empresas de pagamentos do Brasil, está migrando suas estações de trabalho para a nuvem com a adoção da Microsoft Azure Virtual Desktop (AVD).

Até então, a companhia demorava cerca de 60 dias para habilitar novos fornecedores a atuarem no seu ambiente. Com a nova plataforma, a concessão é feita remotamente em até duas horas.

Para isso, basta que o parceiro possua um dispositivo com o à Internet, seja ele um celular, um tablet ou computador pessoal.

“Antigamente, era necessário comprar e enviar o equipamento para o fornecedor via portador, instalar todos os programas e validar a VPN, o que demorava em torno de 60 dias para deixar tudo pronto para uso, um prazo muito longo e com alto custo para a empresa”, conta Renan Lira, especialista de infraestrutura da Cielo.

Atualmente, cerca de 1 mil fornecedores já conseguem utilizar o AVD. Para este ano, a meta da companhia é chegar a 5 mil.

O software é utilizado integrado ao Service Now, com o objetivo de obter um fluxo de aprovações tanto para o provisionamento automatizado do ambiente para o usuário utilizador quanto para a disponibilização dos softwares utilizados individualmente.

Segundo a Cielo, todo processo é feito com mais segurança ao utilizar a nuvem, que garante um ambiente isolado de sua infraestrutura local e protegido contra vírus e outras ameaças. 

A solução também conta com o sistema de autenticação multifator (MFA) do Microsoft AzureAD integrado.

Conforme Leonardo Gomes, coordenador de Endpoint, Office 365 e AVD da Cielo, a escolha traz mais eficiência financeira, rápida resposta a novas demandas computacionais e evita a necessidade de condução de processos de compra e entrega de hardware que podem levar meses.

Com a migração, a Cielo também afirma ter obtido mais economia com a manutenção de datacenters físicos. Com a nuvem, a empresa pode aumentar ou diminuir a sua capacidade de armazenamento de acordo com a necessidade dos seus sistemas.

“Além do nível de segurança e controle que ganhamos ao escolher o AVD como infraestrutura de desktop virtual, tivemos substancial melhora no tempo de entrega, uma vez que os recursos podem ser aumentados ou diminuídos à medida que necessitamos", destaca Gomes.

A origem da Cielo é a Visanet, empresa fundada em 1995 por grandes bancos brasileiros, que, junto com a Redecard (hoje Rede), foi um duopólio até 2009, quando acabou a exclusividade que as marcas tinham com Visa e Mastercard, respectivamente.

Já a Microsoft foi criada em 1975, tem negócios em 190 países e conta com cerca de 144 mil funcionários. A companhia está no Brasil há 34 anos, com sede em São Paulo.

Leia mais 6z23s

AGRO

SLC Agrícola migra para Azure s321p

Há 811 dias
PAU

Caiu a casa da Microsoft 3l1d4d

Há 849 dias
CLOUD

Metrô de São Paulo: Azure com Brasoftware 3c444g

Há 939 dias
SAÚDE

Pixeon tem armazenamento na Azure 702ng

PORTA-LUVAS

VW usa Azure para traduzir manuais 2zz5x

NUVEM

Burger King migra para Azure com Dedalus 4c1459