PORTA-LUVAS

VW usa Azure para traduzir manuais 2zz5x

Montadora alemã precisa traduzir documentos em mais de 60 idiomas. 6z375j

28 de setembro de 2022 - 12:08
Manuais de carro podem parecer um assunto pouco emocionante, mas dão bastante trabalho. Foto: Pexels

Manuais de carro podem parecer um assunto pouco emocionante, mas dão bastante trabalho. Foto: Pexels

Se você é dono de um carro da Volkswagen, talvez esteja levando o produto do uso de inteligência artificial no seu porta-luvas.

Isso porque a montadora alemã está usando a solução de inteligência artificial da nuvem Azure da Microsoft para fazer a tradução automática de documentos e manuais da empresa.

Até o momento, o Azure IA ajuda a equipe do Volkswagen Language Services a gerenciar traduções para inglês, francês, português, espanhol e chinês.

Manuais de carro podem parecer um assunto pouco emocionante, mas dão bastante trabalho.

Antes da solução, desenvolvida e testada em apenas seis semanas, a equipe traduzia até 2 bilhões de palavras por ano em mais de 60 idiomas, criando um armazenamento de palavras para formar a "memória de tradução" da empresa.

(Uma memória de tradução é um banco de dados no qual segmentos de texto são armazenados no idioma de origem juntamente com a tradução correspondente).

Na ferramenta, a equipe está construindo uma base técnica nos serviços cognitivos do Azure, treinando os modelos de tradução padrão da API da solução usando suas próprias memórias de tradução, tornando-os cada vez mais adequados à terminologia especial do fabricante automotivo.

“Hoje, as memórias compreendem mais de 100 milhões de textos de tradução específicos da marca e são usadas por todas as agências em todo o mundo que trabalham conosco”, diz Nikolas Meyer-Aun, chefe de qualidade e gerenciamento de fornecedores para idiomas da companhia.  

Um dos pontos positivos da ferramenta é que ela pode ser ada por smartphones. Por estar situada em nuvem, ela agiliza os processos disponibilizando as atualizações das memórias de tradução por meio de s através da interface web.

Com essa facilidade, segundo Meyer-Aun, mecânicos de todo o mundo já estão ando e registrando peças e informações de veículos nos bancos de dados centrais e regionais do Grupo Volkswagen usando seus próprios dispositivos. 

Para que isso seja possível, outros serviços do Azure, além da tradução, foram adotados, como Data Lake, Machine Learning, Databricks, Stream Analytics, Banco de Dados SQL e Microsoft Power BI.

Atualmente, os serviços de tradução estão conectados com cerca de 10 a 20 plataformas diferentes em todo o Grupo Volkswagen, e a companhia está procurando expandir isso para mais sistemas, incluindo o Office 365.  

Há 68 anos no Brasil, a Volkswagen já produziu 23 milhões de veículos no país e exportou cerca de 3,7 milhões de carros. Ela possui quatro fábricas, três em São Paulo e uma no Paraná, e emprega 15 mil funcionários.

Segundo pesquisa feita pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), no mês de fevereiro, a empresa ficou em quinto lugar entre 20 montadoras que tiveram crescimento registrado, perdendo para Fiat, que ficou em primeiro lugar.

Leia mais 6z23s

CARROS

Volkswagen fecha acordo com USP 6v646l

Há 1157 dias
NUVEM

Burger King migra para Azure com Dedalus 4c1459

Há 995 dias
DIVERSIDADE

Microsoft coloca trans no plano de saúde 1w545t

Há 1002 dias
NUVEM

XP: cartões e conta digital na Azure 40164w

DECISÕES

Intuit desiste do QuickBooks no Brasil 143m1l

CURRY

Salesforce põe as fichas na Índia 3t635s