
Na Grande São Paulo, a Favela dos Sonhos conta com 190 famílias (Foto: Divulgação)
A Gerando Falcões, ONG brasileira que atua no combate à pobreza nas favelas, está levando Internet gratuita de alta velocidade baseada em Wi-Fi 6, geração mais recente da tecnologia, para a Favela dos Sonhos, na Grande São Paulo.
Chamado de Favela 3D, o projeto conta com a Huawei Brasil; a VIP Telecom, operadora de Internet por banda larga da região; e a FiberX, empresa catarinense de telecomunicações.
A VIP é a responsável pela instalação dos roteadores e da rede de o à Internet, que vão desde a fixação de cabos de fibra óptica de ultra velocidade até aparatos complementares de alta performance tecnológica.
Já a FiberX atua em parceria com a Huawei no fornecimento dos equipamentos para a instalação e configuração da rede. Para isso, foram escolhidos os modelos de pontos de o AirEngine, da Huawei, para possibilitar conexões simultâneas sem queda de performance.
A gigante chinesa também está prestando consultoria de políticas de privacidade e transferência de conhecimento de configuração para a equipe técnica da VIP.
Até o momento já foi instalada uma rede com distribuição por mais de 15 roteadores de Wi-Fi 6 posicionados em pontos estratégicos da favela.
A tecnologia permite que a conexão atinja velocidades de até 9,6 gigabytes por segundo, superando os 6,9 gigabytes por segundo do Wi-Fi 5.
A presença desses pontos de o externos viabiliza a cobertura Wi-Fi em ambientes de alta densidade, com antenas inteligentes integradas, responsáveis por aumentar a capacidade do sistema e melhorar a experiência do usuário.
De acordo com a ONG, a ideia é que a iniciativa possibilite a inclusão digital da comunidade que hoje conta com 190 famílias. Quase 40% da população local é formada por jovens de até 14 anos, que precisam da conexão para os estudos.
O projeto também envolve a transformação de espaços comunitários em salas de treinamento com Internet, onde serão ministradas aulas para a elaboração de currículo, cursos técnicos, letramento digital e empreendedorismo.
Outro resultado esperado é o crescimento do comércio da região, por meio de vendas on-line a partir da nova conexão.
A fase de implementação na Favela dos Sonhos é um piloto e o projeto Favela 3D também está em andamento na Favela Marte (São José do Rio Preto, São Paulo), no Morro da Providência (Rio de Janeiro) e em Vergel do Lago (Maceió).
No ano ado, o projeto contou com a parceria da TIM, Motorola e American Tower para implantar o 5G na Favela de Marte.
Fundada em 2011, a Gerando Falcões é um ecossistema que entrega serviços de educação, desenvolvimento econômico e cidadania e executa programas de transformação sistêmica em comunidades. A organização já impactou mais 717 mil pessoas em 5,5 mil favelas de 25 estados.
Desde 1987 no mercado, a Huawei tem sede em Shenzhen, na China, e está presente em mais de 170 países com 54 mil produtos e 190 mil funcionários, atendendo mais de um terço da população mundial. Em 2021, faturou U$S 99,88 bilhões, baixa de 28,6% em relação ao ano anterior.
Há mais de 20 anos no Brasil, a companhia é líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel e possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um centro de distribuição em Sorocaba e um centro de treinamento na capital paulista.
Já a VIP Telecom foi criada em 2011 e tem sede em Mauá, São Paulo. A empresa é uma marca da Alloha Fibra, companhia independente de fibra óptica, e atua provendo Internet 100% fibra óptica, que oferece soluções e produtos de Internet dedicada, banda larga e voz por meio de seu backbone próprio.
Atualmente, a empresa está presente no Grande ABC, Alto Tietê, Guarulhos e Zona Leste de São Paulo.
Criada em 2008 em São Lourenço do Oeste, um pequeno município no noroeste catarinense com cerca de 24 mil habitantes, a FiberX tem foco no setor B2B. A companhia conta com unidades em Itapema, Curitiba, São Paulo e na capital catarinense.
Parceira oficial da Huawei no Brasil, a empresa é uma das maiores fornecedoras de produtos da multinacional chinesa para a América Latina. Sua atuação inclui soluções e serviços prestados aos mercados de telecom, nuvem, energia e setor público.
Hoje, a empresa soma mais de 6 mil clientes atendidos e mais de 7 milhões de produtos vendidos.