
Gleisson Cabral, diretor de inteligência artificial do Mercado Bitcoin (Foto: LinkedIn)
O Mercado Bitcoin, plataforma de negociação de criptomoedas controlada pelo grupo 2TM, anunciou a implementação da tecnologia de inteligência artificial generativa do ChatGPT focada no setor corporativo em suas operações.
A solução foi inicialmente adotada pelas áreas de engenharia, marketing, vendas, finanças e recursos humanos, totalizando 17 profissionais contemplados, que serão responsáveis por expandir o uso da ferramenta no negócio.
Segundo a companhia, o diferencial do serviço contratado é que os dados transacionados não podem ser utilizados para treinamento de grandes modelos de linguagem, visando garantir a preservação da propriedade intelectual da organização.
Para dar continuidade ao projeto, o Mercado Bitcoin segue acompanhando a plataforma de forma periódica para entender a frequência de uso dos colaboradores e a complexidade das tarefas que estão sendo feitas com auxílio da ferramenta.
"Esta parceria não é apenas sobre tecnologia, mas sobre reinventar nossa abordagem aos desafios do mercado. Com a tecnologia da OpenAI, estamos preparados para elevar nossos padrões de inovação e eficiência a níveis sem precedentes", afirma Gleisson Cabral, diretor de inteligência artificial do Mercado Bitcoin.
Com a implementação da tecnologia, na prática, o Mercado Bitcoin conseguiu reduzir o tempo de resposta de um chamado de trading de cerca de 24 horas para apenas 35 segundos.
O próximo o será focar na área de RH, para realizar os processos de recrutamento e seleção até a primeira fase de entrevistas, e no desenvolvimento de uma assistente virtual, focada em resolver chamados de clientes de forma centralizada e em diferentes idiomas.
Criado em 2013, o Mercado Bitcoin é uma das maiores plataformas de criptoativos da América Latina, com mais de 220 criptomoedas disponíveis e mais de 4 milhões de clientes. Além disso, a empresa acumula mais de 50 bilhões em volume negociado em sua plataforma.
Fundada em 2015, a OpenAI tem sede em São Francisco e se define como uma empresa de pesquisa e implantação de inteligência artificial.
O ChatGPT, desenvolvido pela companhia, tem um formato de diálogo que permite responder a perguntas de acompanhamento, itir erros, contestar premissas incorretas e rejeitar solicitações inadequadas.
Hoje, a startup tem um valuation de US$ 86 bilhões, com a maior parte de sua receita vindo de s de chatbots e taxas de permissão para que desenvolvedores utilizem suas APIs.