
Evan Goldberg, fundador e VP executivo da Oracle NetSuite. Foto: divulgação.
O NetSuite, sistema de gestão da Oracle para pequenas e médias empresas, terá um data center no Brasil dentro da Oracle Cloud Infrastructure (OCI) até a metade do ano que vem.
De acordo com Evan Goldberg, fundador e vice-presidente executivo da Oracle NetSuite, o projeto faz parte da expansão da infraestrutura global da companhia. Com a chegada ao Brasil e à Índia, que também deve ser em breve, a solução alcançará 36 data centers em 17 regiões da OCI.
“O Brasil é uma economia muito grande e muito dinâmica que possui regulamentações muito complexas. Então demoramos um pouco para sermos capazes de lidar com toda essa complexidade porque realmente queríamos fazer isso da maneira certa”, afirma Goldberg.
Segundo o executivo, essa é a única razão pela qual o país não teve tanta ênfase e não foi um mercado tão grande para a empresa no ado. A NetSuite foi criada em 1998 e chegou ao Brasil só em 2012.
“Mas já superamos isso, investimos pesadamente. Estamos construindo um data center lá na OCI, o que é um empreendimento significativo. Nossa mudança para OCI nos permitiu construir data centers onde quer que os clientes estejam”, destaca Goldberg.
No Brasil, a empresa já tem centenas de clientes, entre eles ContaAzul, Nomad, Ituran Seguros e Jusbrasil.
Alexandre Maioral, presidente da Oracle Brasil, conta que a maior dificuldade no momento é acelerar a chegada de equipamentos ao país, pois a companhia está trazendo muitas máquinas dos Estados Unidos e formando fila na alfândega.
“A gente fechou uma nuvem interna da Caixa Econômica, o mesmo que já tínhamos feito com o Banco do Brasil. Só que são mais de 14 máquinas. E aí junta com as máquinas que estamos trazendo para aumentar a capacidade das nossas regiões de nuvem”, conta Maioral.
Hoje 100% na nuvem, o NetSuite é um sistema integrado que inclui ERP, gerenciamento de estoque, RH, automação de serviços profissionais e comércio omnicanal.
Adquirida pela Oracle em 2016 por uma bolada de US$ 9,4 bilhões, a empresa hoje conta com mais de 40 mil clientes em 219 países e territórios.
A Oracle está presente no Brasil há mais de 30 anos, hoje com dois data centers comerciais no estado de São Paulo, um em Guarulhos e outro em Vinhedo.
A companhia foi fundada em 1977 e soma mais de 400 mil clientes em 21 indústrias. O faturamento da multinacional é divulgado globalmente e, no ano fiscal de 2023, foi de US$ 50 bilhões, alta de 18% em relação ao período anterior.