.jpg?w=730)
O CNPq financia cerca de 84 mil pesquisadores. Foto: Pexels.
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que estava com os principais sistemas federais da pesquisa brasileira fora do ar desde o dia 23 de julho, informou que o o às plataformas Lattes e Carlos Chagas está restabelecido.
O site da Lattes, no entanto, continua sem o na tarde desta segunda-feira, 9.
Segundo o Convergência Digital, a paralisação aconteceu por conta de uma falha em um storage da Dell e uma das ações tomadas foi a contratação do Serpro para serviços de nuvem em todas as plataformas.
Além disso, a instituição fez uma cooperação com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) para reativar a contingência de banco de dados.
De acordo com a instituição, foram “reforçadas as ações de segurança de informação para garantir a funcionalidade dos sistemas” e o processo de envio para realização dos pagamentos foi concluído.
Assim, o valor das bolsas deve ser creditado dentro do prazo tradicionalmente estabelecido: quinto dia útil de cada mês.
A entidade diz ainda que está em curso uma migração de sistemas, com um equipamento novo já comprado — sem revelar o fornecedor. Novos os aos sistemas também estariam sendo providenciados.
Na última terça-feira, 3, o funcionamento da plataforma havia sido restabelecido parcialmente, com o o aos currículos cadastrados na plataforma por meio de um número de ID que os pesquisadores possuem ou através de uma busca textual no site do CNPq.
Nestes casos, estava disponível a opção de impressão e , sem a possibilidade de fazer atualizações dos currículos.
Na manhã do último sábado, 7, o CNPq afirmou em nota que o restabelecimento total inclui a possibilidade de atualização dos currículos e de cadastro de novos usuários. Mais tarde, o órgão informou que havia sido restabelecido o o ao serviço de e-mail do CNPq.
A plataforma Lattes é um banco de dados com todos os currículos de pesquisadores e ações como a aprovação de bolsas dependem da consulta ao sistema. Já pela plataforma Carlos Chagas, se operacionalizam chamadas públicas e editais de fomento à pesquisa, gestão e pagamento de bolsas.
Ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, o CNPq financia cerca de 84 mil pesquisadores.
Além disso, outros órgãos como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e agências de fomento ligadas a governos estaduais também realizam operações com auxílio da plataforma Lattes.