.png?w=730)
Foto: Divulgação
O Aeroporto Salgado Filho, de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, tem funcionado sem uma peça crucial para o monitoramento de seus voos desde 16 de janeiro, quando um forte temporal atingiu a capital gaúcha.
O elemento em questão faz parte do ILS-CAT II, um importante sistema de aproximação e pouso de precisão que conduz as aeronaves nas pistas em situações de baixa visibilidade, como durante a ocorrência de nevoeiros, um fenômeno atmosférico muito comum na capital gaúcha durante o outono e inverno.
Segundo a GZH, até o quinto dia deste mês os aviões pousaram e decolaram no aeroporto com o auxílio do ILS-CAT I, sistema menos eficaz que o prejudicado.
Entretanto, a operação do Salgado Filho ou a enfrentar novas dificuldades na última semana, quando o sistema substituto também parou de funcionar.
O motivo foi um dano causado nas placas do equipamento para medida de distância (DME), usado para identificar a distância entre a aeronave e a estação transmissora do sinal da localidade, segundo identificou o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta), em fevereiro.
Desde então, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), anunciou que já está trabalhando na montagem de um novo equipamento para o aeroporto. A entrega, porém, está prevista apenas para 15 de abril.
Assim que for implementado, o novo sistema deverá ser homologado pela Aeronáutica, por meio da realização de diversos voos feitos por um avião próprio ao redor do aeroporto no decorrer de alguns dias para validar o funcionamento do sistema.
"Esclarecemos que esses equipamentos que compõem o sistema ILS são de propriedade e responsabilidade da Aeronáutica. Assim, [não temos] e nem [possuímos] autorização e autonomia para realizar intervenções. No entanto, [estamos] prestando todo o apoio possível às equipes do Decea para que a troca seja realizada de forma rápida e segura", diz a Fraport, a do aeroporto em um comunicado.
A substituição do DME também está em andamento, com previsão para 24 de maio.
Durante esse período, o aeroporto irá utilizar outros dois procedimentos de aproximação por instrumentos para a pista 11, por meio de satélites por antenas.
Inaugurado em 1940, o Salgado Filho é o aeroporto internacional da capital gaúcha, sendo o nono mais movimentado do país. No ano ado, desembarcaram na cidade mais de 82 mil ageiros vindos de outros países.
Ao todo, o aeroporto foi responsável por tornar o Rio Grande do Sul a terceira maior porta de entrada aérea para turistas do país, com mais de 3 milhões de entradas.